Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

EQTL PARAEquatorial (EQPA3)EQTL PARA

A Equatorial Energia S.A. é uma holding brasileira do setor de utilities e representa o terceiro maior grupo de distribuição do país em número de clientes. Fundada em 1999, a Companhia tem desempenhado um papel fundamental na consolidação do setor de distribuição de energia no Brasil. 

Com uma presença diversificada em várias regiões, a Equatorial Energia opera em seis estados, atendendo cerca de 10 milhões de clientes. Além disso, a empresa recentemente expandiu suas operações para os setores de Transmissão, Saneamento e Renováveis, tornando-se a primeira empresa multi-utilities do país.

A Equatorial Energia atua em diversos segmentos, incluindo Distribuição de Energia, Transmissão, Renováveis, Geração Distribuída, Saneamento, Comercialização de Energia, Telecomunicações e Serviços. 

Com uma abordagem integrada, a empresa cobre 24% do território nacional e oferece uma variedade de serviços, desde a distribuição de energia em estados como Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul e Amapá, até a prestação de serviços de telecomunicações e saneamento.

História da Equatorial (EQPA3)

A Equatorial Energia S.A. foi constituída em 16 de junho de 1999 pela PPL Global LLC., inicialmente para participar do leilão de privatização da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). 

A CEMAR foi privatizada em 15 de junho de 2000, sendo adquirida pela Companhia. Em 2004, a Equatorial Maranhão (Antiga CEMAR) foi criada, e a ANEEL determinou a intervenção administrativa na CEMAR até 2004. A GP Investimentos adquiriu o controle da Companhia em 30 de abril de 2004.

No segundo trimestre de 2005, a GP Investimentos iniciou negociações com o PCP Latin America Power Fund Ltd., resultando na venda de 46,25% do capital social total da Companhia.

Em 30 de março de 2006, as ações da Companhia foram listadas na B3, e em 5 de novembro de 2007, a Companhia apresentou um plano de reestruturação que consolidou o controle acionário pela PCP Latin America Power Fund Ltd.

Em 2008, a Companhia incorporou a PCP Energia Participações S.A., passando a deter participação indireta de 13,0% na Light S.A. Em 23 de abril de 2008, migrou para o segmento Novo Mercado da B3. 

Em outubro de 2008, concluiu a aquisição de 25% do controle da Geradora de Energia do Norte S.A. (Geramar). Em dezembro de 2009, alienou sua participação na Light S.A. e passou por uma cisão parcial em 29 de abril de 2010.

A Equatorial Energia continuou a expandir seus negócios, ingressando no segmento de transmissão em 2016, adquirindo a totalidade das ações da INTESA em 2018, e controlando a Enova Instalação e Manutenção. 

Em fevereiro de 2022, concluiu a aquisição da Echoenergia, dando um passo importante para a diversificação de seus negócios. A Companhia também atua no setor de saneamento através da Companhia de Saneamento do Amapá (CSA) e no setor de telecomunicações através da Equatorial Telecom.

Quem são os acionistas da Equatorial (EQPA3)

A Equatorial (EQPA3) é uma companhia de capital aberto com ações negociadas na B3 no segmento Nível 1 de governança corporativa, com 46,83% de free float e sem tag along. Entre seus acionistas, a Equatorial conta com os seguintes investidores:

  • Victor Adler, com 0,49% das ações ordinárias e 10,30% das ações preferenciais da empresa;
  • Equatorial Distribuição S.A., com 97,59% das ações ordinárias e 14,18% das ações preferenciais da empresa;

O Equatorial (EQPA3) paga dividendos?

Sim, o Equatorial (EQPA3) realiza distribuição de dividendos atualmente. 

Dados atualizados em agosto de 2023.