A Gerdau SA (GGBR3 e GGBR4) é uma empresa brasileira produtora de vários tipos de aço e minério de ferro. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas seguintes bolsas de valores: B3, Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). Confira abaixo a cotação da GGBR4 e saiba mais sobre os dividendos das ações da Gerdau.
História da Gerdau
A história da Gerdau começou, em 1901, com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre (RS). Em 1947, a empresa se tornou uma companhia de capital aberto e, no ano seguinte, passou a produzir aço na capital gaúcha. Já em 1969, a Gerdau expandiu para o Nordeste e o Sudeste do país. E na década de 1980, iniciou a sua expansão internacional.
Aos 100 anos (em 2001), a empresa já tinha ações listadas na bolsa de Nova York e operações nos EUA. A Gerdau gera produtos para os mercados automotivo e de construção. Além do Brasil, o grupo atua também na América do Norte, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Peru, México, Uruguai e Venezuela.
Entre as ações negociadas pela Gerdau estão: GGBR3 (ordinárias) e GGBR4 (preferenciais). Além disso, existem as ADRs na bolsa de NY (código GGB) e as DRs na bolsa de Madri (código XGGB).
Quem são os acionistas da Gerdau
As ações GGBR referem-se à Gerdau SA, por outro lado, as ações GOAU referem-se à Metalúrgica Gerdau SA. Assim, a Metalúrgica é uma holding que controla a Gerdau, e esta é outra holding que controla as diversas operações de siderurgia. Conforme informações de abril de 2022, a Metalúrgica tinha 97,3% das ações ordinárias da Gerdau e 0,3% estavam na tesouraria. Os 2,4% restantes estavam distribuídos com outros acionistas.
Em relação às preferenciais, 77,95% estavam com outros acionistas, 15,56% com Capital International Investors, 5% com GIC Private Limited. Além disso, 1,09% eram ações de tesouraria e 0,4% estavam com a Gerval Investimentos.