Alphabet (Google)
História Alphabet Google
A Alphabet é um conglomerado, com sede em Mountain View, na Califórnia, que controla o Google principal serviço de buscas na internet, o YouTube, o navegador Chrome e outras plataformas, serviços e subsidiárias. É a quarta maior empresa de tecnologia do mundo em faturamento.
Formada em 2015, a Alphabet inclui além do Google, o X Development, laboratório de desenvolvimento de produtos da holding, a Calico, empresa de biotecnologia. a Nest, de produtos para casas inteligentes, Verily, Fiber e Makani. Também fazem parte do conglomerado as financeiras CapitalG e a GV, voltadas para investimentos. Outra empresa do grupo é a Waymo, que desenvolve carros inteligentes.
O principal fluxo de receita da Alphabet envolve a venda de publicidade online através das buscas no Google, responsável por 90% do faturamento. Mas desde 2015 a empresa tem reduzido em 2% ao ano a dependência do serviço, aumentando a participação de outras fontes de receita.
Em janeiro de 2020, a empresa alcançou valor de mercado de US$ 1 trilhão, se equiparando a Microsoft, Amazon e Apple, que já tinham atingido a marca. No primeiro semestre de 2020, a receita divulgada foi de US$ 79,5 bilhões.
Assim como nas outras grandes empresas de tecnologia, o risco para a Alphabet envolvem a ação de governos e reguladores. No dia 20 de outubro, o governo e 11 estados americanos entraram com uma ação antitruste contra o Google por supostamente violar a concorrência de mercado, prejudicando rivais no mercado de publicidade.
Mudanças no modelo de negócios do Google, originadas de processos, têm o potencial de afetar a lucratividade do conglomerado devido à dependência das receitas do buscador.