Voiter (ex-Indusval)
O Voiter (antigo Banco Indusval S.A.) é um banco voltado para o crédito, em reais e em moeda estrangeira, renda fixa e finanças corporativas. Tinha R$ 3,8 bilhões em ativos no segundo trimestre de 2020.
Em agosto do mesmo ano, a instituição financeira, controlada pelo investidor e empresário do agronegócio Roberto de Rezende Barbosa, que tem 72% das ações, concluiu uma reorganização de negócios para se fortalecer como um banco médio voltado às empresas.
Com a mudança, o Indusval absorveu os créditos podres e fiscais, além da carteira de crédito e outros bens, com os controladores anunciando a saída da B3 através de uma oferta pública para a aquisição de ações, confirmada em fato relevante ao mercado em novembro.
A reestruturação criou os Bancos Voiter, voltado para crédito a empresas de médio e grande porte, em parceria com gestoras de investimentos, e SmartBank, banco digital voltado para pequenas e médias empresas. O Voiter também tem na mira a necessidade de crédito das startups para levar adiante ideias inovadoras.
Ao longo dos 53 anos de existência, o banco teve vários controladores. Em 1991, assumiu o nome Indusval, passando a atuar com crédito corporativo. A última troca de comando ocorreu em 2019, com a nova administração investindo R$ 300 milhões na empresa.
Na B3, o Indusval está listado com ações ordinárias (IDVL3) e preferenciais (IDVL4).