Siga nossas redes

Nasdaq

NASDAQ INC DRN
157,61
Reais (BRL - R$)
0,24% Variação (Dia)
157,28 Mínimo (Dia)
158,76 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 157,24
Abertura: 158,76

A Nasdaq, inc. é um conglomerado de tecnologia que atua no mercado de capitais, operando a própria bolsa de valores. Voltada para papéis de empresas de tecnologia, a Nasdaq é o segundo mercado de compra e venda de ações mais importante do mundo. Também opera oito bolsas de valores no exterior: Armênia, Copenhague (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Helsinki (Finlândia), Islândia, Riga (Letônia), Tallinn (Estônia) e Vilnius (Lituânia). 

Com sede em Nova York, a Nasdaq – sigla para National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Cotação Automatizada da Associação Nacional dos Corretores de Valores Mobiliários) – foi lançada em 1971 e foi o primeiro mercado de ações eletrônico do mundo. Em 2008, ao se fundir com ao grupo sueco OMX, criando a Nasdaq OMX, passou a controlar oito bolsas de valores nos países nórdicos, no Báltico e na Armênia, cujas origens remontam ao século 16. 

Com 378 empresas listadas, a Nasdaq vem tentando se expandir através da aquisição de outra bolsa europeia, além de adicionar volume com a atração de novas empresas para o pregão americano. Em 2018, houve a tentativa de fusão com a Bolsa de Oslo, na Noruega, que acabou, no entanto, adquirida pela Euronext. O movimento de concentração no mercado impulsiona a estratégia, ainda que também aumente a concorrência. 

Nos últimos três anos, a Nasdaq apresentou em média receita de US$ 4,1 bilhões, com aumento de 15% em 2020. 

Na B3, a BDR N1DA34 acompanha o desempenho das ações da Nasdaq.