Siga nossas redes

Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. – RPMG3

PET MANGUINHON
2,00
Reais (BRL - R$)
-1,48% Variação (Dia)
1,99 Mínimo (Dia)
2,07 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 2,03
Abertura: 2,06

A Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A., agora conhecida como Refit, é uma das marcas mais antigas e tradicionais no refino de petróleo do Brasil. Localizada no Rio de Janeiro, a Refit é a primeira refinaria privada do país, ostentando uma capacidade de armazenamento superior a 200 milhões de litros. O compromisso com a qualidade dos processos e dos produtos é evidente, o que é confirmado por sua certificação ISO 9001:2015, e a empresa continua a se esforçar para produzir combustíveis de alta qualidade, alinhados com as melhores práticas nacionais e internacionais.

História da Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. (RPMG3)

A história da Refit se confunde com a do próprio desenvolvimento econômico e industrial do Brasil. Fundada durante a campanha nacionalista “O petróleo é nosso”, a Refit, então conhecida como Refinaria de Manguinhos, foi inaugurada em 1954 após um trabalho intenso e rápido de engenheiros e operários, que durou apenas 255 dias. A empresa nasceu com capital 100% nacional e cerca de 200 funcionários, com uma capacidade inicial de refinar 10 mil barris de petróleo por dia na década de 60.

A empresa passou por diversos momentos emblemáticos, como a abertura de seu capital em 1972, e enfrentou adversidades como a desapropriação temporária de suas instalações pelo então governador Sérgio Cabral em 2012, situação revertida posteriormente pelo STF.

Em 2008, o Grupo Andrade Magro assumiu o controle da refinaria, iniciando um processo de modernização que levou à retomada do refino em 2010 e à ampliação da produção anual para 244 mil m³. Este período foi marcado por um crescimento substancial, com a produção anual aumentando para 583 mil m³ em 2011 e para 607 mil m³ em 2012.

O ano de 2016 trouxe novos desafios, com a implementação de um Plano de Recuperação Judicial. Entretanto, mesmo diante dos obstáculos, a empresa prosseguiu com sua trajetória ascendente, mudando seu nome para Refit em 2017 e expandindo sua capacidade de refino para 10 mil barris por dia em 2019.

Em 2020, a Refit começou a produzir o diesel A S-10, ampliando ainda mais seu portfólio. Em 2021, a empresa iniciou a produção de diesel marítimo e também deu andamento ao desenvolvimento de gasolina e diesel aditivados da série, reafirmando seu compromisso contínuo com a inovação e a qualidade na produção de combustíveis.

Quem são os acionistas da Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. (RPMG3)

A Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. (RPMG3) é uma companhia de capital aberto com ações negociadas na B3 sem segmento, com um free float de 34,94% e sem tag along. Seus acionistas principais são:

  • Xoroque Participações S.A., com 65,01% das ações ordinárias da companhia;
  • Postalis Instituto De Previdência Complementar, com 15,58% das ações ordinárias da companhia;

A Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. (RPMG3) paga dividendos?

Não, a Refinaria de Petróleo Manguinhos S.A. (RPMG3) não realiza distribuição de dividendos.

Dados atualizados em junho de 2023.