A Spotify Limited é a empresa responsável pelo principal serviço de streaming de música digital. Com 300 milhões de usuários e 138 milhões de assinantes pagos em 92 países, o Spotify oferece aos usuários acesso a músicas em computadores desktop, laptops, smartphones, tablets e sistemas de entretenimento doméstico.
A plataforma possui um arquivo de 60 milhões de músicas, podcasts e vídeos. Usuários podem fazer buscas baseadas em artistas, gêneros ou álbuns, além de criar, editar e compartilhar playlists.
A empresa também é sócia, com 46,6% de participação, do Tencent Music Entertainment Group, que oferece streaming de música para o mercado chinês e, controlando vários aplicativos populares, possui 800 milhões de usuários ativos.
A principal fonte de receita da Spotify é a assinatura do serviço de streaming, que permite ouvir música sem anúncios e também offline enquanto os usuários freemium podem usar apenas os recursos básicos, ouvindo música com qualidade mais baixa, com publicidade e apenas se estiverem conectados à internet.
A empresa distribui 70% do faturamento aos donos dos direitos das músicas, geralmente gravadoras, encarregadas do pagamento dos artistas Alguns dos concorrentes são Deezer, YouTube e Apple Music. No primeiro semestre de 2020, as receitas da Spotify atingiram 3,71 bilhões de euros.
Com sede em Estocolmo, a empresa foi lançada em 2008 por Daniel Ek e Martin Lorentzon.