Siga nossas redes

Springs – SGPS3

SPRINGS ON NM
0,80
Reais (BRL - R$)
-2,44% Variação (Dia)
0,78 Mínimo (Dia)
0,83 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 0,82
Abertura: 0,81

A Springs Holding (SGPS3) é uma empresa líder no mercado de cama, mesa e banho, originada da combinação entre a CTNM, do Brasil, e a Springs Industries, dos Estados Unidos. Com operações no Brasil e na Argentina, além de subsidiárias nos EUA, a Springs Holding expandiu sua atuação para o varejo monomarcas de cama, mesa e banho no Brasil em 2009, com a aquisição da rede de lojas MMartan. Em 2011, iniciou o desenvolvimento da rede de lojas Artex, e atualmente suas atividades de varejo monomarca estão concentradas na empresa AMMO Varejo.

História da Springs

A história da Springs Holding começou em 1967 com a fundação da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas). Em 1975, inaugurou a fábrica de fiação e tecidos Montes Claros, em Minas Gerais. Na década de 1980, a empresa expandiu suas operações com a aquisição da unidade operacional de Natal, no Rio Grande do Norte. 

Durante a década de 1990, a Coteminas acelerou seu crescimento com a construção de duas novas fábricas em Campina Grande, na Paraíba, e aquisições de fábricas em Blumenau, Santa Catarina, e João Pessoa, Paraíba. Nesse período, a empresa também entrou no segmento de bens de consumo, adquirindo as marcas Santista e Artex no Brasil, e Arco-Íris e Fantasia na Argentina.

No ano 2000, a Coteminas expandiu internacionalmente, formando uma aliança estratégica com a Springs Industries nos EUA. Em 2004, a empresa construiu uma fábrica na Argentina. Em 2006, a fusão entre a Companhia de Tecidos Norte de Minas e a Springs Industries resultou na formação da Springs Global, com operações na América do Sul e do Norte. A partir de 2009, a empresa entrou no varejo brasileiro com a aquisição da MMartan, expandindo o número de lojas de 57 para 168 entre 2009 e 2011.

Em 2015, a Springs Holding iniciou as franquias Artex, e em 2018, lançou a franquia digital. Em 2019, a empresa combinou suas operações na América do Norte com a Keeco. A trajetória da Springs Holding é marcada por expansão e crescimento, consolidando-se como líder no mercado de cama, mesa e banho e ampliando sua presença no setor varejista.

Quem são os acionistas da Springs (SGPS3)?

A Springs (SGPS3) opera com 100% de tag along e um free float de 47,08%. Negociado no segmento Novo Mercado de governança corporativa da B3, a Springs possui os seguintes acionistas:

  • Caixa De Previdência Dos Funcionários Do Banco Do Brasil – PREVI, com 8,41% das ações ordinárias da empresa;
  • Leblon Equities Gestão de Recursos Ltda., com 9,70% das ações ordinárias da empresa;
  • Companhia De Tecidos Norte De Minas Coteminas, com 52,92% das ações ordinárias da empresa;

SGPS3 distribui dividendos?

Não, a Springs (SGPS3) não realizou distribuição de dividendos desde 2010, quando distribuiu R$ 0,08 por ação. 

*Texto atualizado pela última vez em maio de 2023