Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

SLC AGRICOLA

A SLC Agrícola (SLCE3) é uma companhia de produção agrícola e aquisição e valorização de terras produtivas brasileiras. Presente em sete estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí e Minas Gerais – a companhia opera há 80 anos o mercado imobiliário e produtivo do agronegócio nacional.

Entre as culturas cultivadas pela SLC, estão algodão, soja, milho, trigo, café, sorgo, cana-de-açúcar e girassol. Além disso, a companhia possui JV com equities e empresas de tecnologia para o desenvolvimento de equipamentos específicos para o aumento da produtividade agrícola.

História da SLCE3

A SLC Agrícola foi fundada em 1945 por famílias de imigrantes alemães, então como Grupo SLC. Hoje, o Grupo SLC é detentor da SLC Máquinas, fabricante de equipamento agrícola, e de 53% da SLC Agrícola.

Ao longo das décadas de 40, 50 e 60 a companhia desenvolveu suas tecnologias e técnicas de plantio, até a década de 1970. Em 1979, através de uma JV com a John Deere, consolidaram o modelo de plantio com maquinário de alto nível, sendo pioneiros no setor no Brasil.

Durante as décadas de 80 e 90 a companhia adquiriu mais seis fazendas em estados distintos do Cerrado brasileiro. A divisão do grupo ocorre no final dos anos 1990, quando a John Deere se afasta da gestão.

Ao longo dos anos 2000 a 2010 a companhia realizou seu IPO (2007) e um follow-on no ano seguinte (2008), com o qual adquiriu outras seis fazendas e realizou sua primeira operação de venda com a Fazenda Palmeira (MA), em 2010.

Ao longo dos anos 2010 e 2020 mais fazendas foram adquiridas e mais JV e aquisição de startups do mercado agro a fizeram se destacar na inovação de enriquecimento de terra.

Quem são os acionistas da SLC Agrícola?

A SLC Agrícola possui como controladora o Grupo SLC – grupo este 100% controlado pela família Logemann – que detém 53% da SLC Agrícola e 100% da SLC Máquinas. Dentre as demais ações da SLC Agrícola, 2% são retidas em tesouraria e as demais 47% ficam em free float no mercado. 

A Odey Asset Management, empresa de gestão de valores mobiliários sediada em Londres, detém 9,07% das ações em free float, sendo a maior acionista fora da família Logemann, e sobrepondo vários membros individuais da família.

A SLCE3 distribui dividendos?

Sim, a SLC Agrícola distribui continuamente dividendos desde 2008, tendo aumentado a média de distribuição anual de R$ 0,26 entre 2008 e 2016 para R$ 1,62 entre 2016 e 2022. Até o final do 2T22, o DY da companhia fora de 5,31%.

*Texto atualizado pela última vez em setembro de 2022