A ViacomCBS, Inc., ex-CBS Corp., é um conglomerado de mídia que cria e distribui conteúdo através de diversas plataformas e pertence à National Amusement. Entre seus negócios, estão a rede de TV CBS, o estúdio de cinema Paramount e os canais a cabo MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Showtime, além da editora Simon & Schuster, uma das principais dos Estados Unidos.
A origem do grupo é a fundação da CBS em 1927. Com sede na cidade de Nova York, a ViacomCBS foi formada com a fusão, em dezembro de 2019, entre a Viacom e a CBS Corporation. Empresas que, curiosamente, formaram uma só em outras duas ocasiões, nos anos 60, até que a primeira, que até então se chamava CBS Enterprises, foi lançada como uma subsidiária da última, em 1970, com o nome de Viacom, e entre 1999 e 2006, com a reunião das duas empresas numa só.
A National Amusement, controladora da Viacom, assumiu o comando dos negócios. A empresa, do ramo de cinemas, havia continuado dona das empresas, mesmo separadas, até a reunião. A fusão permite ao grupo acompanhar as mudanças de hábitos dos usuários, que cada vez mais preferem o streaming do que a TV a cabo, e também os investimentos das concorrentes, como Netflix, Amazon e Disney, na produção de conteúdo.
Na “guerra do streaming”, como vem sendo chamada, a ViacomCBS oferece a plataforma CBS All Access, tendo como carro-chefe séries como Dexter, Californication e Twin Peaks, e filmes como os da série O Exterminador do Futuro. Apesar de fortemente atingidas pela crise da covid, em março e abril, as ações do grupo conseguiram se recuperar e em outubro apresentam alta de 21% no ano.
Na B3, as ações da ViacomCBS se referem à BDR C1BS34, da CBS Corp.