Siga nossas redes

Via Varejo

CASAS BAHIA ON NM
3,49
Reais (BRL - R$)
0,29% Variação (Dia)
3,47 Mínimo (Dia)
3,54 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 3,48
Abertura: 3,51

A Via é uma empresa do ramo de vendas de eletroeletrônicos e móveis do Brasil, competindo com outras gigantes do ramo, como Mercado Livre (MELI34), Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3). Além das lojas presenciais com marcas como Casas Bahia e Ponto Frio, também tem incorrido no e-commerce e varejo digital.

História da Via

A companhia foi criada após a associação da Casas Bahia, pertencente à família Klein, e do Ponto (antigo Pontofrio), de propriedade do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

As ações foram primeiro ofertadas na bolsa em 1996. Até junho de 2019, seu acionista controlador, com 39,36% de participação, era o GPA. 

A partir de 14 de junho do mesmo ano, Michel Klein voltou a ser presidente do Conselho de Administração, quando a empresa mudou de nome para Via.

E-commerce da Via (VIIA3)

A transferência do controle deu condições à Via para focar na integração entre os negócios online e offline, que foi o principal problema com o antigo controlador. Durante a pandemia, as vendas pela internet passaram de 30% para 70% do faturamento.

Áreas de atuação da Via

Outras áreas de atuação da companhia são o setor bancário, com o BanQi, o e-commerce, com o marketplace, e a fabricação de móveis através da Bartira.

Ações Viao (VIIA3)

As ações da Via são negociadas no Novo Mercado com o ticker VIIA3, ações ordinárias que permitem voto em assembleia. O ticker antigo da companhia é o VVAR3, quando a companhia ainda se chamava Via Varejo. Até o final de abril de 2022, a ação havia desvalorizado 36,5%.

Dividendos da Via

Ao longo de 2021, a empresa não realizou distribuição de dividendos, reinvestindo os lucros em aquisições ou expansões do e-commerce. A empresa entrou em um hiato entre 2022 e 2018 sem distribuição de dividendos.