Siga nossas redes

XP Inc.

XP INC DR1
109,31
Reais (BRL - R$)
-0,92% Variação (Dia)
109,03 Mínimo (Dia)
111,57 Máximo (Dia)
Fechamento Anterior: 110,32
Abertura: 110,88

A XP Inc (XPBR31) é uma companhia aberta negociada em bolsa brasileira no modelo BDR do segmento de finanças e aplicações financeiras. A companhia é uma das maiores no país de acesso ao mercado de capitais, varejo e conteúdo financeiro. 

Possui mais de R$ 840 bilhões em custódia, com mais de 3,6 mil clientes ativos. Possui ainda as marcas Rico, Clear e Infomoney. Possui mais de 11 mil assessores autônomos de investimentos associados à marca.

História da XP Inc.

A XP Investimentos surgiu em 2001, criada por Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave, inicialmente como um escritório de investimentos. Sua expansão se deu com a criação de conteúdos educativos de finanças, que permitiu maior capitalização por parte da empresa. 

Em 2005, já inauguraram a XP Administradora de Recursos, que ficaria responsável por alguns dos fundos de investimento da companhia. Foram dois anos depois, quando da aquisição da Americainvest que passou a atuar também como corretora.

Em 2010, a corretora foi aquela com maior negociação de ativos na B3. Em 11 de dezembro de 2019, a companhia, que já havia adquirido outras marcas, realizou seu IPO, conseguindo mais de 27% de valorização no dia de sua estreia na Nasdaq. Além dela, houve estreia simultânea no Brasil na forma de BDR, sob o ticker XPBR31. 

Quem são os acionistas de XPBR31

Com 100% de tag along e free float de 55%, a companhia se mantém no controle da holding dos sócios originais e também de investidores que realizaram posições na empresa ao longo do tempo:

  • Itaú (ITUB3 e ITSA4), que somam 18,5% do total das ações da empresa;
  • São Carlos Investimentos, com 1,77% do total de ações da empresa;
  • São Matheus Investimentos, com 1,77% do total de ações da empresa.

XPBR31 distribui dividendos?

Não, a companhia XP não realizou, desde seu IPO, nenhuma distribuição de dividendo para seus acionistas. Vale lembrar que, por ser listada originalmente no exterior, a empresa possui seus dividendos taxados nos EUA e no Brasil.

*Texto atualizado pela última vez em outubro de 2022.