Siga nossas redes

Criptonews

BCE diz que regras de stablecoin devem ser implementadas ‘com urgência’

Banco Central Europeu quer regulação antes do ativo virar risco da estabilidade financeira.

As stablecoins devem “urgentemente” ser submetidas a uma maior supervisão regulatória antes que possam se tornar um risco para a estabilidade financeira, de acordo com o Banco Central Europeu. 

“Os riscos de estabilidade financeira das stablecoins ainda são limitados na área do euro, mas se as tendências de crescimento continuarem no ritmo atual, isso pode mudar no futuro”, disse o BCE em um boletim publicado na segunda-feira (11). 

A instituição disse que, com algumas stablecoins já desempenhando papéis críticos no fornecimento de liquidez aos mercados de criptomoedas, pode haver um transbordamento significativo caso uma grande stablecoin falhe. Também alertou para “efeitos de contágio” se as ligações entre os ativos digitais e o sistema financeiro tradicional continuarem a se expandir.

Queda criptomoedas

As stablecoins estão sob crescente escrutínio após o colapso do token TerraUSD em maio, um episódio que o BCE disse que mostrou que “stablecoins são tudo menos estáveis”. Tether, a maior stablecoin, perdeu brevemente sua atrelagem ao dólar logo após o colapso do TerraUSD. 

Mais cedo na segunda-feira, o Conselho de Estabilidade Financeira – um órgão internacional de reguladores, funcionários do governo e banqueiros centrais – disse que as stablecoins amplamente adotadas devem “ser mantidas em altos padrões regulatórios e de transparência, manter em todos os momentos as reservas que preservam a estabilidade de valor e atender aos padrões internacionais relevantes”. 

O que são stablecoin?

Stablecoins são ativos digitais projetados para manter um valor estável, normalmente atrelado a uma moeda oficial como o dólar americano. Uma das principais preocupações entre os formuladores de políticas é que o colapso de uma grande stablecoin lastreada em ativos poderia desencadear vendas de fogo de instrumentos financeiros tradicionais pelos quais eles são apoiados, como papéis comerciais. 

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.