Siga nossas redes

Criptonews

Dogecoin: o que é a cripto que Elon Musk colocou na logo do Twitter?

A criptomoeda e sua imagem-símbolo não só parecem, mas realmente são uma piada.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

*ARTIGO

O bilionário Elon Musk, dono da montadora Tesla, da empresa aeroespacial SpaceX e do Twitter, surpreendeu o mundo recentemente ao trocar o logo da rede social pelo cachorro símbolo da criptomoeda dogecoin (DOGE) na segunda-feira (3). Até a tarde desta quinta-feira (6), a imagem segue no destaque.

Cachorro símbolo da dogecoin substitui a conhecida imagem de passarinho azul, do Twitter. (Imagem: Reprodução / Página de login do Twitter)

Como resultado, a moeda valorizou mais de 30% em menos de uma hora, ultrapassando o valor de US$ 0,10 pela primeira vez em 2023. O avanço perdeu força na sequência, mas nesta sexta a cotação segue acima do patamar em que estava antes do anúncio.

Cotação da moeda DOGE nos últimos 7 dias. (Imagem: Reprodução/CoinMarketCap)

Essa ação de Musk não é inédita, já que o empresário tem uma relação de longa data com o projeto, e já ajudou a impulsionar — e manipular — seu preço de negociação em outras ocasiões.

De toda maneira, é importante entender que, apesar do entusiasmo do bilionário e de sua legião de seguidores, a dogecoin é uma criptomoeda-meme e não possui um planejamento robusto como outras moedas digitais mais consolidadas, a exemplo do bitcoin (BTC) e do ethereum (ETH).

Por isso, é recomendado que investidores, principalmente os novatos no mercado cripto, estudem seus fundamentos antes de investir qualquer quantia.

Elon Musk e dogecoin

O bilionário tem uma relação de longa data com a memecoin e já fez diversos comentários sobre o projeto no Twitter.

Em julho de 2020, ele publicou um tweet afirmando que a dogecoin poderia ser a “moeda universal da Terra”, impulsionando o preço da criptomoeda na época. 

Isso sem contar que Musk já fez algumas aparições públicas vestindo camisetas da dogecoin e até mesmo mencionou a cripto em um episódio do programa Saturday Night Live em 2021.

Desde então, ele continua a fazer várias menções sobre o projeto, fazendo forte — e evidente — manipulação no preço da moeda.

Mas afinal, o que é a dogecoin?

Dogecoin é uma criptomoeda que nasceu como uma piada em 2013, em homenagem ao meme do cachorro da raça shiba inu. Apesar de ter sido criada com um propósito humorístico, ela acabou se tornando popular e atraindo um número crescente de investidores.

Mas diferente do bitcoin e alguns outros projetos, a dogecoin possui ampla emissão de moedas, e possui caráter inflacionário. Por exemplo, atualmente, já foram minerados cerca de 139 bilhões de DOGE.

Quanto a sua rede, a dogecoin possui taxas muito baixas em comparação com o BTC ou até mesmo o ETH, o que torna a moeda uma opção atraente para aqueles que desejam realizar pequenas transações.

Em resumo, apesar de ter ganhado popularidade nos últimos dias, é importante lembrar que o preço da DOGE é altamente volátil e manipulável; portanto, investir nela pode ser arriscado.

Cuidados antes de investir em dogecoin

Embora a relação do bilionário com a dogecoin tenha um tom principal de brincadeira, seus tweets sobre o projeto influenciam significativamente seu preço. Ou seja, o preço da DOGE é particularmente suscetível às vontades e manipulações do Musk.

Além disso, embora a criptomoeda tenha um forte apelo devido à sua comunidade ativa e à sua associação com um meme popular, vale lembrar que ela não possui fundamentos que tragam real valor para a sociedade, e que possui uma inflação ilimitada.

É por essa e por outras que investidores novatos e os mais conservadores devem estar cientes de que investir em dogecoin é uma atitude de alto risco, e que é necessário considerar cuidadosamente seus objetivos antes de tomar tal atitude.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.