Siga nossas redes

Criptonews

Real Digital pode ser testado ainda este ano

Segundo Campos Neto, o Real Digital tem diversas possibilidades de uso, indo além de ser apenas uma forma de transação.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

Sede do Banco Central em Brasília 22/03/2022 REUTERS/Adriano Machado

*ARTIGO

Recentemente, o Banco Central (BC) revelou detalhes sobre o desenvolvimento do Real Digital, a CBDC brasileira, durante a 1ª Plenária do Fórum Real Digital. A partir de agora, as 16 instituições participantes terão acesso à documentação pública relacionada à infraestrutura do sistema.

Conforme apresentado, a expectativa é que essas instituições possam realizar os desenvolvimentos necessários até meados de agosto deste ano. Já os testes com o Real Digital e o real ‘tokenizado’ estão programados para setembro, enquanto os do token dos títulos públicos estão previstos para fevereiro de 2024.

Durante a plenária, Fabio Araujo, coordenador da Iniciativa Real Digital, enfatizou que, neste estágio, o objetivo não é buscar escala, mas sim garantir a interoperabilidade de redes e a governança de diferentes ativos. 

“O projeto visa permitir o uso descentralizado das finanças, proporcionando uma verdadeira revolução no Sistema Financeiro Nacional”, destacou Araujo.

Ainda segundo Araujo, a visão de longo prazo é que o Real Digital promova uma revolução no molde do setor monetário brasileiro, criando um ambiente financeiro mais acessível e eficiente por meio da disseminação da tokenização.

As próximas plenárias virtuais estão previstas para agosto e outubro de 2023. Elas servirão como espaços para consulta, troca de informações e orientações acerca do desenvolvimento da plataforma.

Vale ressaltar que o BC mantém um canal de comunicação aberto destinado ao desenvolvimento do projeto, o “Fórum Real Digital”.

Com a participação ativa de desenvolvedores de tecnologias, provedores de serviços de TI, instituições financeiras e órgãos reguladores, o Fórum tem um papel fundamental para o andar da CBDC brasileira.

A importância da comunicação e do debate

O Fórum Real Digital atua como um meio efetivo e transparente para promover o diálogo entre os participantes do projeto. Por sua vez, as plenárias que acontecem no Fórum são espaços de debates democráticos, onde as especificidades do Real Digital são discutidas com diversos públicos envolvidos

Além disso, o BC lançou o BC Blog, que pode ser acessado pela página da instituição. O BC blog também atua como nova ferramenta de comunicação, para divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos servidores. 

Essas postagens abordarão diversos temas relacionados à economia, como inflação, atividade econômica, estabilidade financeira, sistemas de pagamentos e sustentabilidade — assuntos que possuem conexão direta com o Real Digital.

Com o Fórum Real Digital e o BC Blog, o BC busca criar um ambiente colaborativo e transparente para o Brasil, promovendo a inovação e o avanço tecnológico, além de aprimorar o sistema financeiro como todo.

Perspectiva da CBDC brasileira além de uma moeda de pagamento

Além de abranger os pagamentos digitais, a iniciativa do Real Digital visa construir uma estrutura mais ampla e abrangente para os brasileiros.

Por exemplo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, compartilhou durante o Valor Capital’s Workshop sua visão sobre o projeto, enfatizando que os pagamentos com o Real Digital são apenas uma pequena parte do que está sendo desenvolvido.

Apesar de altamente centralizado, a CBDC brasileira está prestes a revolucionar o sistema financeiro brasileiro, trazendo eficiência e acessibilidade.

Brasil: muito além do ‘país do futebol’

Saindo na frente das nações de primeiro mundo, está cada vez mais claro que a intenção do governo brasileiro é explorar oportunidades da digitalização em diferentes aspectos da economia, como contratos inteligentes (smart contracts), automação de processos e criação de novos modelos de negócios.

À medida que os testes com a moeda digital avançam e o projeto ganha maturidade, podemos vislumbrar um futuro financeiro mais dinâmico e inclusivo para todos os cidadãos.

Apesar de inegavelmente ter seus riscos, o Real Digital pode ser o pilar que faltava para o Brasil se posicionar na vanguarda da inovação financeira — e, por que não, atrair até mesmo mais capital estrangeiro.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.