Siga nossas redes

Economia

3 fatos para hoje: Leilão de transmissão; fundo adquire 10% da Raízen; CMN

E mais: voto da CMN sobre meta de inflação para 2026 será publicado hoje.

1 – Eletrobras deve ser grande player em leilão de transmissão de 6ª-feira, diz ministro do MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta quinta-feira que espera que a Eletrobras seja um grande player no leilão de transmissão que acontece na sexta-feira.

“Eu espero uma participação muito ativa da Eletrobras. A notícia que nós temos é que ela será um grande player em alguns dos 26 lotes que serão ofertados amanhã” disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.

O leilão de linhas de transmissão de energia, com investimento previsto de 15,7 bilhões de reais, será o primeiro de três que irão destravar investimentos de cerca de 200 bilhões de reais em energia eólica e solar no Brasil, disse Silveira. O certame também é o primeiro de 2023.

Ele acrescentou que espera contar com uma forte participação de empresas estrangeiras, dizendo ter “absoluta convicção” da participação da chinesa State Grid, do grupo espanhol Iberdrola, da portuguesa Energias de Portugal (EDP) e de “muitos outros players”.

Segundo comunicado do ministério, trata-se de um dos maiores leilões já realizados na história do segmento de concessões para serviço público de transmissão de energia elétrica.

Ao todo, serão construídos 33 empreendimentos, entre 36 a 66 meses, nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

O evento acontece na sexta-feira às 10h, na sede da B3, em São Paulo.

2 – Fundo adquire 10,3% das ações da Raízen

A Raízen (RAIZ3-RAIZ4) afirmou nesta quinta-feira que recebeu correspondência do Baillie Gifford Overseas informando que o fundo de investimento norte-americano adquiriu ações da companhia que atingem a participação relevante de 10,35% do total dos papéis preferenciais de emissão da empresa.

A Raízen, maior produtora global de açúcar e etanol, também atua em distribuição de combustíveis, entre outros negócios de energia.

3 – Voto da CMN sobre meta de inflação para 2026 será publicado hoje

O Ministério da Fazenda confirmou nesta quinta-feira, 29, que a publicação do voto do Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre a meta de inflação para 2026 será na sexta-feira, 30, último dia do prazo.

Como o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) já mostrou, o voto já está escrito, mas havia indefinição sobre o momento da publicação.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lado da ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou na tarde da véspera que a meta de 2026 será de 3%, mesmo patamar do objetivo dos anos anteriores, incluindo os intervalos de tolerância. Na coletiva realizada à imprensa, Haddad informou também que, a partir de 2025, o sistema de metas de inflação brasileiro mudará de ano calendário para meta contínua, sem detalhar o novo sistema.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.