Siga nossas redes

Economia

Ata do Fed, balanços e IBC-Br: 5 assuntos quentes para acompanhar na semana

No exterior, China volta de feriado prolongado e EUA divulgam a ata do Fed.

O Banco Central está programado para divulgar dado de atividade e a pesquisa Focus em meio à mobilização dos servidores. No exterior, China volta de feriado prolongado e EUA divulgam a ata do Fed. Balanços da Vale, Nubank e Nvidia também geram expectativas. Veja destaques:

Atividade e Focus

O IBC-Br, indicador de atividade do Banco Central visto como prévia mensal aproximada do PIB, está previsto para ser divulgado na segunda-feira. O mercado estima aceleração do dado em dezembro sobre novembro, mas o comparativo anual deve mostrar forte desaceleração. A pesquisa Focus com estimativas sobre inflação e outros indicadores sairá na terça, e não na segunda, como usual. Os funcionários do BC, que rejeitaram proposta salarial da instituição, aprovaram paralisação para os dias 20 e 21.

Ata do Fed, Nvidia

A liquidez global deve ser reduzida na segunda-feira com o feriado do Dia do Presidente, nos EUA. Após volatilidade dos yields nos dois últimos dias, com dado fraco de varejo na quinta-feira seguido por PPI acima do esperado nesta sexta, o Fed anuncia no dia 21 a ata de sua última reunião. No mesmo dia, sairá o Balanço da Nvidia, que tem sido grande beneficiária da euforia da inteligência artificial.

China volta do feriado

Os metais industriais subiram nesta sexta-feira com expectativa de aumento da demanda na China, que retornará na segunda-feira do feriado de mais de uma semana do Ano Novo Lunar. O aumento das viagens durante o feriado impulsionou a bolsa de Hong Kong nesta sexta. A agenda chinesa destaca decisões sobre taxas de juros nos dias 17 e 19.

Vale, Nubank, Petrobras

Após produção de minério de ferro acima das expectativas no 4º trimestre, a Vale divulga o balanço na quinta-feira. Empresa ainda discute o processo sucessório, depois de reunião sem consenso. Na segunda-feira, a Americanas deve divulgar os balanços trimestrais de 2023, depois de postergar a data outras vezes. Semana ainda traz balanços do Nubank e B3, além de pagamento de 1ª parcela de dividendo pela Petrobras no dia 20.

Congresso e Lula; G20

Em meio aos esforços do governo para elevar a arrecadação de impostos, a atividade no Congresso deve voltar a aumentar a partir da próxima semana, na sequência do feriado prolongado de Carnaval. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornará da viagem ao Egito e Etiópia. Nos dias 21 e 22 de fevereiro, será realizada a primeira reunião dos chanceleres do G20, no Rio de Janeiro.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.