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Economia

Atraso ou não entrega do produto puxa reclamações na Black Friday 2022

A Magazine Luiza liderou as reclamações frente aos concorrentes Amazon, Casas Bahia, Americanas e Shopee.

Apesar de a Black Friday ser a data mais esperada do ano para consumidores de varejo, isso não significa que a última sexta-feira de novembro não traga consigo insatisfações. Segundo o site Reclame Aqui, a campeã de reclamações na Black Friday 2022 foi a Magazine-Luiza (MGLU3).

Com 341 reclamações entre às 12h do dia 23/11 até às 15h desta sexta-feira (25), a varejista liderou frente aos concorrentes Amazon, Casas Bahia, Americanas e Shopee – com 165, 158, 129 e 126 reclamações, respectivamente.

No entanto, segundo o Reclame Aqui, é normal que durante a Black Friday as empresas recebam 20% mais reclamações que a sua média nos últimos seis meses.

A Shopee foi quem teve 90% menos reclamações do que a média (nos últimos seis meses).

Atraso ou não entrega de produtos puxa fila

Segundo o Procon-SP, até a manhã da sexta-feira (25), foram feitos 618 registros de reclamações relacionadas a Black Friday. Nas redes sociais foram 148 consultas.

A maior parte das queixas foi quanto atraso ou a não entrega (210 reclamações), que correspondem a 34% do total dos casos. Já outros problemas relatados foram: produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (76 queixas); maquiagem de desconto — quando o desconto oferecido não é real (72 queixas); pedido cancelado após a finalização da compra (60 reclamações); produto ou serviço indisponível (59 casos).

A Magazine Luiza também liderou com o maior número de reclamações, segundo o órgão: foram 47. B2W, Americanas.com, Submarino, ShopTime, Sou Barato e Lojas Americanas tiveram 36 reclamações; Amazon: 21; Via, Casas Bahia, PontoFrio, Extra.com.br: 21 e Centauro: 25.

Consumidor relata problema no site Reclame Aqui

As varejistas foram procuradas pelo InvestNews quanto as reclamações no Procon e no Reclame Aqui. Veja abaixo as notas recebidas por e-mail:

Magazine Luiza

O Magazine Luiza faz questão de ouvir e responder a todas as dúvidas e reclamações de seus clientes, em qualquer momento do ano. Além disso, a companhia reforçou as equipes para que o atendimento aos consumidores, feito por meio de telefone, chat, e-mail e redes sociais, funcione de maneira ininterrupta durante todo o período. O Magalu é reconhecido com o selo RA1000, do Reclame Aqui, conferido às empresas que demonstram excelência no atendimento aos clientes. Magalu mantém índice de solução próximo a 80% no Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, que demonstra excelência no atendimento aos clientes”.

Via

A Via, detentora das marcas Casas Bahia, Ponto, e-commerce Extra.com.br e banQi, informa que as demandas no Procon se tratam, em sua maioria, de casos pontuais, não relacionados à Black Friday, e que já estão em tratativa. A companhia reforça que, para a data promocional, manterá atendimento ininterrupto, iniciado no começo da campanha de Black Friday, até o dia 30/11/2022. A companhia reitera que o atendimento ao consumidor é seu pilar mais importante, por isso são seus objetivos e preocupação oferecer a melhor experiência de compra ao cliente”.

Americanas

“A Americanas S.A. fortaleceu sua operação para a Black Friday e segue comprometida com o objetivo de oferecer a melhor experiência da internet brasileira. A companhia está atuando para solucionar rapidamente todas as questões que venham a surgir e ressalta que o percentual de reclamações é muito baixo em relação ao total de pedidos recebidos durante o evento.”

Amazon

Trabalhamos duro para garantir uma ótima experiência de compra para nossos clientes. Os casos relatados são pontuais e o Serviço de Atendimento ao Cliente da Amazon está à disposição para responder às dúvidas e reclamações dos clientes a qualquer momento em amazon.com.br/faleconosco.

Reclame Aqui

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