Siga nossas redes

Economia

BC passa a divulgar ata de reuniões do seu comitê de estabilidade financeira

As reuniões do Comef são realizadas cerca de quatro vezes ao ano.

Banco Central
Prédio do Banco Central em Brasília. REUTERS/Adriano Machado

O Banco Central passará a divulgar as atas das reuniões do Comef, órgão colegiado da autarquia que estabelece diretrizes para a preservação da estabilidade financeira e a prevenção a riscos sistêmicos.

O comitê realiza cerca de quatro reuniões ao ano e a próxima está prevista para 2 de março. A publicação da ata ocorrerá até cinco dias úteis depois das reuniões, disse o BC nesta quarta-feira. O documento trará a avaliação do comitê sobre a estabilidade do sistema financeiro do país.

O BC informou, ainda, que a eficiência do sistema financeiro passará a constar entre as missões explícitas do Comef, sob o entendimento de que essa variável também afeta a estabilidade do sistema financeiro.

O Comef já divulga relatórios semestrais que trazem um panorama da evolução e perspectivas da estabilidade financeira no país, apontando os principais riscos e também resultados de testes de estresse.

No último relatório, divulgado em outubro, o BC avaliou que o sistema financeiro do país entrou no desafiador período do surto de coronavírus bem capitalizado, bem provisionado e com liquidez elevada. Disse ainda que as medidas implementadas pelo governo reforçaram essas condições de resiliência para o enfrentamento ao aumento do risco à estabilidade financeira.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.