Economia
BCE corre o risco de não fazer o suficiente para combater a inflação, diz Knot
‘Minha preocupação ainda é inflação, inflação, inflação’, disse Knot em uma conferência.
O Banco Central Europeu (BCE) corre o risco de não apertar a política monetária o suficiente para combater a inflação, disse o chefe do banco central holandês, Klaas Knot, nesta segunda-feira (28), acrescentando que uma retração econômica é de fato necessária para esfriar o crescimento dos preços.
O BCE aumentou os juros em um total de 2 pontos percentuais desde julho uma vez que a inflação está superando todas as expectativas, mas algumas autoridades, incluindo o economista-chefe Philip Lane, defenderam recentemente uma desaceleração no ritmo de aumento.
“Minha preocupação ainda é inflação, inflação, inflação”, disse Knot em uma conferência.
“Enquanto os riscos para nossas perspectivas de inflação estiverem tão claramente inclinados para cima, acho que o risco de fazermos muito pouco é claramente mais pronunciado do que o de fazermos muito”, acrescentou ele. “Não devemos desistir muito cedo e nem cantar vitória muito cedo.”
Por enquanto, o BCE ainda está fornecendo estímulos, argumentou Knot, e o próximo passo será entrar em um território que restringe o crescimento.
O BCE se reunirá em 15 de dezembro e as autoridades parecem estar divididas entre um aumento de 0,50 ponto ou 0,75 ponto para a taxa de depósito, que está em 1,5%.
Knot também pediu cautela em relação às próprias projeções do BCE, porque o rápido declínio da inflação previsto para os próximos anos é algo sem precedentes, portanto existe o risco de que o processo seja mais difícil do que agora previsto.

Veja também
- Jackson Hole: mercado espera fala de chefe do Fed nesta sexta; entenda
- Inflação desacelera e BCs iniciam mudanças na política monetária
- BCE aumenta juros em 0,25 p.p. e sinaliza que não dará pausa
- BCE mantém aperto e sobe juros conforme planejado
- 3 fatos para hoje: crise pode afetar alta de juros do BCE; ações chinesas caem