Siga nossas redes

Economia

Biden diz que relações EUA-China não foram enfraquecidas

Declaração veio após derrubada pelos EUA de um suposto balão espião chinês no fim de semana.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta segunda-feira (6) que as relações entre Washington e Pequim não foram enfraquecidas pela derrubada pelos EUA de um suposto balão espião chinês no fim de semana.

Falando a repórteres do lado de fora da Casa Branca, Biden disse que sempre defendeu que o balão fosse abatido “assim que fosse apropriado”.

Questionado se o incidente do balão enfraquece as relações EUA-China, Biden disse: “Não. Deixamos claro para a China o que vamos fazer. Eles entendem nossa posição. Não vamos recuar.”

Biden continuou: “Fizemos a coisa certa e não é uma questão de enfraquecer ou fortalecer, é a realidade.”

Um caça dos EUA derrubou o balão na Carolina do Sul no sábado, depois que militares rastrearam seu caminho pelo território continental dos Estados Unidos, uma resposta que a China descreveu como uma “óbvia reação exagerada”.

A China disse repetidamente que o balão seria um instrumento meteorológico, planejado para fins científicos, que saiu do curso.

Suposto balão espião chinês cai no oceano após ser abatido na costa de Surfside Beach, no Estado norte-americano da Carolina do Sul 04/02/2023 REUTERS/Randall Hill

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.