Tradicionalmente, o carnaval é um dos momentos mais importantes no calendário nacional para as cervejarias, responsável pelo “boom” de visibilidade das marcas e também pelo aumento nas vendas.
Agora, com a amenização da crise sanitária depois de três anos de restrições causadas pela covid-19, nomes importantes do mercado tentam emplacar campanhas para reviver o papel de protagonismo das cervejarias na festividade.
Para atrair os foliões sedentos, vale tudo: latas personalizadas, bonés com logos das bebidas, brincos inspirados em cerveja e até óculos de sol personalizados que se transformam em abridor de garrafas.
Para a especialista em marketing da FGV Lilian Carvalho, o retorno das festas sem restrições transformou-se em oportunidade para as gigantes do setor se consolidarem como protagonistas do carnaval, já que o perfil do consumo de bebidas alcoólicas pelos brasileiros mudou bastante, diversificando o paladar.
Acessórios
Nomes como Itaipava e Brahma tentam se cravar na mente e, claro, no corpo dos foliões. Na Itaipava, o jeito de chamar a atenção do público foi criando parcerias para latas e acessórios. Garoto propaganda da cerveja, o cantor Thiaguinho teve o rosto estampado nas embalagens comemorativas do carnaval.
Outro foco das ativações de carnaval da Itaipava está no mundo da moda. Em parceria com a Chilli Beans, a cervejaria lançou uma edição especial de óculos de sol, com direito até a armação que se transforma em abridor de garrafas.
Já a concorrente Brahma, da Ambev, fez uma parceria com a marca de acessórios Collo, com coleção de bonés, brincos, colares e bolsas.
Assim como a Itaipava, a Brahma também preparou a própria lata personalizada, mas a homenagem fica a cargo de um velho parceiro: o cantor Zeca Pagodinho.
A ação faz parte da campanha da Ambev que celebra a carreira do sambista e sua parceria de longa data com a marca.
Veja também
- Como curtir a folia sem perder o controle… das finanças
- Burguer King faz parceria com Stanley no Carnaval de São Paulo
- De ruas a camarotes, grandes marcas dominam patrocínio do Carnaval em 2024
- 9 cuidados para manter seu celular seguro no Carnaval
- Resumão: o que fez o Ibovespa cair 3% na semana pós-Carnaval?