(Reuters) – A colheita da safra brasileira de soja 2023/24 atingiu 32% da área cultivada na última quinta-feira, contra 23% uma semana antes e 25% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural divulgados nesta segunda-feira.
O ritmo seguiu puxado por Mato Grosso e Paraná, onde os trabalhos já avançam para a reta final em algumas regiões, disse a consultoria.
“Mas o destaque da semana foram as chuvas registradas no Rio Grande do Sul, que colocaram freio ao estresse hídrico enfrentado pelas lavouras devido a um período mais quente e seco no início de fevereiro”, afirmou a AgRural, pontuando que o Estado precisa de mais chuva nas próximas semanas para não registrar perdas mais significativas de produtividade.
Em relação ao milho, o plantio da 2ª safra do cereal 2023/24 no centro-sul atingiu 59% da área até última quinta-feira, contra 38% na semana anterior e 40% um ano antes.
“Puxada por Mato Grosso e Paraná, mas com ritmo forte também em outros Estados, a semeadura do Centro-Sul é a mais acelerada da série histórica da AgRural, iniciada em 2013”, diz o comunicado.
(Por Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo)
Veja também
- Montadora chinesa Nio lança marca Firefly para concorrer com Smart e Mini
- Eletrobras fecha acordo com LT Bandeirante e assume controle da Eletronet
- Daniel Leal, da BGC Liquidez, assumirá subsecretaria da dívida pública do Tesouro após saída de Ladeira
- Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil empregos até 2030
- BC faz oitava intervenção no câmbio e injeta US$ 28 bilhões em 10 dias no mercado