A confiança da indústria no Brasil apresentou leve recuo em janeiro, com o setor iniciando 2023 em acomodação, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (27).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,2 ponto na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados da FGV, chegando a 93,1 pontos em janeiro.
O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, recuou 0,7 ponto e foi a 93,1 pontos, segundo a FGV, diante da percepção de novo enfraquecimento da demanda que se reflete num aumento do nível dos estoques, explicou o economista a FGV Ibre Stéfano Pacini.
O Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, subiu 0,4 ponto, alcançando 93,2 pontos, uma vez que projetou projetom melhora da tendência dos negócios gerados por alguma reação da demanda e alguma recuperação das contratações, completou Pacini.
“Mesmo com resultados menos pessimistas, isso não se reflete em uma melhora da produção nos próximos meses, o que pode estar relacionado ao nível de estoques”, explicou o economista do FGV IBRE.
Veja também
- Votorantim avalia IPO de unidade na América do Norte, dizem fontes
- Na disputa entre indústria e China, a fibra óptica é a bola da vez e governo amplia taxa de importação
- Indústria do aço nos EUA está confiante na recuperação econômica em 2025
- Diretor da Sal Cisne é eleito novo presidente da Firjan
- Unigel sonda João Nogueira Batista, ex-Marisa, para cargo de CEO