A confiança dos consumidores brasileiros subiu em dezembro após dois meses de queda, refletindo um aumento do otimismo em relação aos próximos meses, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta segunda-feira (26).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV subiu 2,7 pontos, para 88,0 pontos, e fechou 2022 com saldo positivo, zerando perdas acumuladas nos últimos dois anos.
O Índice de Situação Atual (ISA) se manteve estável ao variar 0,1 ponto, para 70,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 4,3 pontos, para 100,3 pontos, alcançando o melhor resultado desde dezembro de 2019.
O quesito que mais contribuiu para uma alta do ICC no mês foi a situação financeira das famílias nos próximos seis meses, que avançou 12,5 pontos, para 105,0 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2019 (105,0 pontos).
“O ano fecha com um saldo positivo e zera as perdas acumuladas nos últimos dois anos mas é necessário um grande caminho para que a confiança volte superar o nível neutro estimulando o consumo”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens, em nota.
Em dezembro de 2021, o ICC ficou em 75,5 pontos.
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