Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que cria uma “lista de conselheiros” para seu governo, com o objetivo de formar um órgão de consulta com a sociedade, formado por 246 integrantes. Os nomes do chamado “Conselhão” abrangem megaempresários, executivos e até influenciadores.

A lista reúne nomes como do megaempresário Abílio Diniz, a executiva do Magazine Luiza, Luiza Trajano e os influenciadores Felipe Neto e Nath Finanças. No conselho, também aparecem o presidente da B3, Gilson Finkelsztain, o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney e a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira.

Conselho de Lula
Presidente Lula com integrantes do Conselhão. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O decreto nº 11.454, de 24 de março de 2023 criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), que será responsável por assessorar Lula na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico social sustentável. 

Lula já havia formado o “Conselhão” em suas gestões anteriores, porém a lista era composta apenas de empresários. Criado em 2003 pela primeira vez, o grupo durou 15 anos e foi extinto em 2019. Programas como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento foram criados a partir do formato, segundo o governo. No novo formato, a atual gestão acrescentou a pauta da sustentabilidade.

Conselho de Lula

Veja abaixo os 246 nomes que integram o CDESS do governo: