Siga nossas redes

Economia

Desaceleração da redução do balanço patrimonial do Fed começará em breve, diz Powell

Por Michael S. Derby

(Reuters) – O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta quarta-feira que está se aproximando rapidamente o dia em que o banco central dos Estados Unidos diminuirá o ritmo de redução de seu balanço patrimonial.

“Será apropriado desacelerar o ritmo de redução em breve”, disse Powell em uma coletiva de imprensa do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Ele estava se referindo à redução contínua da carteira de títulos detidos pelo Fed e disse que diminuir o ritmo dessas reduções em relação ao atual de quase 100 bilhões de dólares por mês diminuirá a chance de o Fed ir longe demais e abalar os mercados monetários.

O chair do Fed disse que, mesmo com a força inesperada dos dados inflacionários recentes, sua perspectiva para as pressões sobre os preços é relativamente estável.

Apesar dos dados recentes, os números “realmente não mudaram a história geral, que é a de uma inflação caindo gradualmente, em uma trajetória um tanto instável”, disse Powell em uma coletiva de imprensa após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.