O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, um aumento de R$ 5,1 bilhões na comparação ano passado. A maioria dos consumidores pretendem gastar um valor maior neste ano. A parcela dos que planejam um gasto maior na comparação com 2022 é de 36,4%, mais que os 34,5% do ano passado. Já o percentual dos que querem gastar menos caiu de 17,9% para 12,5%.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Entre os que pretendem gastar mais este ano do que no ano passado, os principais motivos citados são desejo de comprar um presente melhor (53%), percepção de que os produtos estão mais caros (35%) e melhora na renda mensal (28%).
Os números mostram que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear no Dia dos Namorados. Ainda de acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.
“A pesquisa aponta um crescimento no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano. A data é de grande importância para o comércio, uma vez que movimenta tanto as lojas quanto os restaurantes e bares no dia da comemoração”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Consumidores vão gastar em média R$ 232 com presentes, R$ 36 a mais que em 2022. Os presentes mais procurados serão roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%).
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