Eleitores do Brasil foram às urnas eletrônicas neste domingo (30) para escolher o próximo presidente da República e os governadores de doze estados que tiveram o 2º turno para concluir a decisão.
Na disputa pela liderança dos estados, em São Paulo, Tarcisio de Freitas (PL) foi eleito, com 55,27% dos votos, contra Fernando Haddad (PT), que tem 44,73%.
Tarcísio é engenheiro e antigo militar. Também tem passagem pela política brasileira como ministro da Infraestrutura no governo Jair Bolsonaro (PL) e como diretor executivo e diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes durante o governo Dilma Rousseff (PT).
No mercado financeiro, a expectativa é de que a vitória de Tarcísio deva impactar as ações da Sabesp (SBSP3) na bolsa de valores, com investidores de olho em uma posição mais favorável a uma possível privatização. Depois de um desempenho melhor que o esperado do candidato do PL no 1º turno, as ações da empresa subiram forte.
“Considero que o principal ajuste no primeiro momento na Sabesp já foi feito, já teve um ajuste forte logo depois do 1º turno, mas é uma ação que o investidor vai ficar bastante de olho de acordo com as medidas que o governo vá fazer, e tem uma grande chance de ser uma ação de que se beneficie bastante com o Tarcísio como governador”, comenta Felipe Reymond Simões, economista e diretor da WIT Asset.
Já Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, afirma que “Tarcísio eleito é muito positivo para a Sabesp, que deve levar adiante o projeto de privatização da empresa no curto/médio prazo, o que pode ser bem visto pelos investidores no primeiro momento, e ajudar a impulsionar a empresa na bolsa”.
Estados que disputaram o 2º turno
Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe foram os estados onde houve disputa no 2º turno nas eleições para governador de 2022.
Todos os resultados já foram definidas. Veja abaixo cada um deles:
Alagoas
Em Alagoas, o candidato Paulo Dantas (MDB) foi eleito com 52,33% dos votos. Rodrigo Cunha (União) recebeu 47,67%.
Amazonas
No Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) teve 56,66% dos votos. Eduardo Braga (MDB) recebeu 43,34%.
Bahia
Na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) teve 52,79% dos votos. ACM Neto (União Brasil) teve 47,21%.
Espírito Santo
No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) foi eleito com 53,8% dos votos. Manato (PL) teve 46,2%.
Mato Grosso do Sul
No Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito com 56,9% dos votos, contra Capitão Contar (PRTB), que teve outros 43,1%.
Paraíba
Na Paraíba, João Azevedo Lins Filho (PSB) teve 52,51% dos votos, contra Pedro Oliveira Cunha Lima (PSDB), com 47,49%.
Pernambuco
Em Pernambuco, Raquel Teixeira Lyra Lucena (PSDB) teve 58,7% dos votos, contra Marília Valença Rocha Arraes de Alencar (Solidariedade), com 41,3%.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite (PSDB) teve 57,12% dos votos. Onyx Dornelles Lorenzoni (PL) teve 42,88%.
Rondônia
Em Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos (União Brasil) foi eleito com 52,47% dos votos, contra Marcos Rogério da Silva Brito (PL), com 47,53%.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello (PL) teve 70,69% dos votos. Décio Nery de Lima (PT), teve apenas 29,31%.
Sergipe
Em Sergipe, Fábio Cruz Mitidieri (PSD) teve 51,70% dos votos, contra Rogério Carvalho Santos (PT), com 48,3%.
Veja também
- Dias de folga e desempate em concurso: quais são as vantagens de trabalhar na eleição?
- Eleições 2024: Belo Horizonte tem 10 candidatos a prefeito; veja quem são
- Eleições 2024: Como funciona a urna eletrônica?
- Eleições 2024: distribuir ‘santinho’ no dia da votação é crime? Veja regras
- Eleições 2024: Como são feitas as pesquisas de boca de urna?