Montagem de fotos com os 9 candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024
Na primeira linha, os candidatos à Prefeitura do Rio Alexandre Ramagem, Carol Sponza, Cyro Garcia, Eduardo Paes e Henrique Simonard. Na linha abaixo: Juliete Pantoja, Marcelo Queiroz, Rodrigo Amorim e Tarcísio Motta. Fotos: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro tem orçamento de R$ 45,7 bilhões e nove candidatos disputam em outubro de 2024 as eleições para prefeito da segunda maior cidade do país, com 6,2 milhões de habitantes. Nas eleições de 2024, o Rio de Janeiro é também a cidade com o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, com 5.009.373 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver).

LEIA MAIS: Quem são os candidatos a prefeito de São Paulo?

Eduardo Paes (PSD), atual prefeito em seu terceiro mandato, busca a reeleição no cargo. Se for reeleito, Paes se tornará o prefeito que mais vezes governou a cidade do Rio de Janeiro, superando Cesar Maia, que também foi prefeito por três vezes.

Também estão na disputa os deputados Alexandre Ramagem (PL), Tarcísio Motta (PSOL) e Rodrigo Amorim (União), além de Marcelo Queiroz (PP), Cyro Garcia (PSTU), Juliete Panjota (UP), Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO).

No primeiro turno, se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), os dois mais bem votados irão para a disputa no segundo turno.

Conheça, por ordem alfabética, os candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. As informações foram fornecidas pelos postulantes à Justiça Eleitoral e constam no portal DivulgaCand, do TSE.

Alexandre Ramagem

Alexandre Ramagem, de 52 anos, é delegado e deputado federal. Foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo Jair Bolsonaro, e chegou a ser investigado pela Polícia Federal sobre possível uso ilegal da Abin para espionagem não autorizada.

Carol Sponza

Carol Sponza, de 45 anos, é advogada especializada em direito regulatório, diretora jurídica do Partido Novo e foi candidata a deputada federal em 2022, sem se eleger.

Cyro Garcia

Cyro Garcia, de 69 anos, é um dos fundadores do PT e do PSTU no Rio de Janeiro. Já concorreu a deputado federal, governador, deputado estadual e senador pelo Rio de Janeiro, sem sucesso.

Eduardo Paes

Eduardo Paes, de 54 anos, é prefeito do Rio de Janeiro em seu terceiro mandato. Foi eleito em 2008, 2012 e 2020. Antes de ser prefeito, foi vereador, deputado federal e secretário de Turismo e Esportes do estado. Tentou ser governador em 2018, mas perdeu no segundo turno para Wilson Witzel.

Henrique Simonard

Henrique Simonard, de 26 anos, é estudante de geografia da UFRJ e redator do Diário Causa. Concorreu à Prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 e a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022, mas não foi eleito.

Juliete Pantoja

Juliete Pantoja, de 34 anos, já concorreu ao cargo de vereadora na cidade de Duque de Caxias e para o governo do Estado do Rio de Janeiro, mas não foi eleita. É educadora e foi coordenadora do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).

Marcelo Queiroz

Marcelo Queiroz disputa eleições desde 2008, sendo eleito vereador em 2018 e deputado estadual em 2022. Foi Secretário de Administração da Prefeitura do Rio de Janeiro entre janeiro de 2015 até o fim de 2016 na gestão de Eduardo Paes, do Meio Ambiente na gestão Marcelo Crivella, e Secretário Estadual de Agricultura no governo de Wilson Witzel.

Rodrigo Amorim

Deputado estadual em seu segundo mandato, Rodrigo Amorim, de 48 anos, filiou-se ao União Brasil em março. Em 2016, concorreu a vice-prefeito do Rio de Janeiro pelo PRP junto a Flávio Bolsonaro, na época do PSC. Em 5 de setembro, teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por crime de violência política de gênero, cometido contra a vereadora Benny Briolly. Em maio de 2022, Amorim a chamou de “aberração da natureza” por ela ser trans. Amorim entrou com recurso, e o TRE-RJ voltou atrás e manteve a candidatura.

Tarcísio Motta

Tarcísio Motta, de 49 anos, concorreu duas vezes ao cargo de governador do Rio de Janeiro, em 2014 e 2018. Foi eleito vereador em 2016 e 2020 e deputado federal em 2022. Tem como principais bandeiras a educação e direitos humanos.