Candidatos à Prefeitura de São Paulo
Candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2024 (Ilustração/InvestNews)

A Prefeitura de São Paulo tem o maior orçamento municipal do país, com R$ 111 bilhões, e dez candidatos disputam em outubro de 2024 as eleições para prefeito da maior cidade do país. Maior colégio eleitoral do Brasil, a cidade de São Paulo tem 9.322.444 eleitores aptos a votar nas Eleições Municipais de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver).

O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que herdou o cargo após a morte de Bruno Covas (PSDB), em 2021, busca a reeleição em sua primeira disputa em cargo majoritário. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), derrotado por Covas no segundo turno há quatro anos, tenta novamente ser eleito.

O empresário Pablo Marçal (PRTB) conta com a força de suas redes sociais para buscar a eleição. O apresentador de TV José Luiz Datena, após ensaiar sair em uma eleição por várias vezes, se lançou candidato pelo PSDB. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) tenta sua primeira eleição em um cargo executivo.

Também estão na disputa Marina Helena (Novo), Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO) e Ricardo Senese (UP).

No primeiro turno, se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), os dois mais bem votados irão para a disputa no segundo turno. 

Conheça, por ordem alfabética, os candidatos a prefeito de São Paulo. As informações foram fornecidas pelos postulantes à Justiça Eleitoral e constam no portal DivulgaCand, do TSE.

Altino Prazeres (PSTU)

Altino Prazeres tem 57 anos, é funcionário do Metrô de São Paulo e sindicalista, e foi candidato a prefeito de São Paulo em 2016 e ao governo do estado em 2022.

Bebetto Haddad (DC)

Empresário de 68 anos, Bebetto Haddad foi secretário municipal de Esportes na gestão de Gilberto Kassab e deputado federal entre 1991 e 1995. 

Datena (PSDB)

Jornalista e apresentador de 67 anos, José Luiz Datena ganhou fama na TV apresentando programas policiais. Concorre pela primeira vez.

Guilherme Boulos (PSOL)

Deputado federal, Guilherme Boulos tentou se eleger prefeito de São Paulo em 2020, perdendo para Bruno Covas. Tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessas eleições.

João Pimenta (PCO)

João Pimenta tem 27 anos e é o mais jovem candidato a prefeito de São Paulo nessas eleições. É jornalista e foi candidato a deputado federal em 2022, mas não se elegeu.

Maria Helena (NOVO)

Maria Helena tem 43 anos, é economista e integrou a equipe econômica de Paulo Guedes, ex-ministro da Economia entre 2019 e 2022 no governo de Jair Bolsonaro. Disputa pela primeira vez uma eleição.

Pablo Marçal (PRTB)

Pablo Marçal tem 37 anos, é empresário e influenciador digital e tem presença forte nas redes sociais, com 13 milhões de seguidores só no Instagram. Tem o maior valor em bens entre os candidatos, com R$ 169 milhões. Tentou concorrer à Presidência em 2022 pelo Pros, mas o partido desistiu para apoiar Lula (PT). 

Ricardo Nunes (MDB)

Ricardo Nunes é o atual prefeito de São Paulo, tendo sido eleito como vice de Bruno Covas (PSDB) em 2020. Assumiu a prefeitura paulistana, após a morte de Covas, no ano seguinte. É empresário e foi vereador entre 2013 e 2020. Tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ricardo Senese (UP)

Ricardo Senese tem 37 anos e é operador do transporte metropolitano de São Paulo. Disputa pela primeira vez as eleições para prefeito.

Tabata Amaral (PSB)

Tábata Amaral tem 28 anos e é cientista política formada em Harvard (EUA) e deputada federal em seu segundo mandato. Nascida na periferia de São Paulo, disputa a Prefeitura pela primeira vez.