Montagem de fotos dos dez candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte em 2024
Veja quem são os dez candidatos a prefeito de Belo Horizonte em 2024. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte tem orçamento de R$ 19,6 bilhões, e dez candidatos disputam em outubro de 2024 as eleições para prefeito da sexta maior cidade do país, com 2,3 milhões de habitantes. Belo Horizonte é também a cidade com o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil, com 1.992.984 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno, se houver).

Fuad Noman (PSD), atual prefeito, busca a reeleição no cargo. Mauro Tramonte (Republicanos), Bruno Engler (PL), Duda Salabert (PDT) e Rogerio Correia (PT) também disputam o voto do eleitorado. Mais abaixo nas pesquisas aparecem Carlos Viana (Podemos), Gabriel (MDB), Lourdes Francisco (PCO), Wanderson Rocha (PSTU) e Indira Xavier (UP).

No primeiro turno, se nenhum candidato obtiver 50% mais um dos votos válidos (excluindo-se os brancos e nulos), os dois mais bem votados irão para a disputa no segundo turno.

Conheça, por ordem alfabética, os candidatos a prefeito de Belo Horizonte. As informações foram fornecidas pelos postulantes à Justiça Eleitoral e constam no portal DivulgaCand, do TSE.

LEIA MAIS: Como saber se um candidato é “ficha suja”?

Bruno Engler

Filiado ao PL desde 2022, Bruno Engler tem 27 anos, foi eleito deputado estadual por Minas Gerais em 2018, pelo antigo PSL e disputou eleições para vereador em 2016 e prefeito em 2020, mas não foi eleito.

Carlos Viana

Senador por Minas Gerais, Carlos Viana, de 61 anos, é jornalista e em 2022 disputou as eleições para governador do estado pelo PL. Filiou-se ao Podemos em agosto de 2024 para disputar a Prefeitura de Belo Horizonte.

Duda Salabert

Duda Salabert, de 43 anos, é professora de literatura, ambientalista e ativista. Em 2018 se tornou a primeira pessoa transgênero a concorrer ao Senado. Foi eleita vereadora de Belo Horizonte em 2020 e deputada federal em 2022.

Fuad Noman

Atual prefeito de Belo Horizonte, assumindo o cargo após a renúncia de Alexandre Kalil, Fuad Noman, de 77 anos, busca a reeleição. Foi secretário municipal e estadual da Fazenda.

Gabriel

Gabriel Azevedo, de 38 anos, foi presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, eleito em 2016 e reeleito em 2020. É professor de direito, advogado, jornalista e publicitário.

Indira Xavier

Natural de Alagoas, Indira Xavier, de 39 anos, foi candidata a deputada estadual naquele estado em 2006 e 2010. É filiada à UP desde 2019, e disputou o governo de Minas em 2022.

Lourdes Francisco

Lourdes Francisco, de 62 anos, é professora, geraizeira, ex-militante do Movimento dos Atingidos por Barragem e integrante do Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo do PCO. Foi candidata a governadora de Minas Gerais em 2022.

Mauro Tramonte

Jornalista e apresentador, Mauro Tramonte, de 63 anos, foi duas vezes eleito deputado estadual em Belo Horizonte. Disputa pela primeira vez uma eleição para prefeito.

Rogério Correia

Rogério Correia, de 66 anos, disputa pela primeira vez a Prefeitura de Belo Horizonte. Foi duas vezes eleito deputado estadual e duas vezes deputado federal. Está no PT desde 1989.

Wanderson Rocha

Servidor público municipal e filiado ao PSTU desde 2020, Wanderson Rocha, de 49 anos, é professor, mestre em sociologia pela Universidade de Coimbra, em Portugal.