Essa retomada ainda não aconteceu, e o Fed em seu comunicado sinalizou uma possível desaceleração no ritmo da recuperação.
“O ritmo de recuperação da atividade econômica e do emprego moderou-se nos últimos meses, com a fraqueza concentrada nos setores mais adversamente afetados pela pandemia”, disse o banco central dos EUA em comunicado de política divulgado ao final de seu último dia de dois dias encontro.
“A atual crise de saúde pública continua pesando sobre a atividade econômica, o emprego e a inflação, e apresenta riscos consideráveis para as perspectivas econômicas”, disse o documento.
O foco do comunicado na possível moderação na recuperação dá mais peso à promessa do Fed de manter a política monetária dos EUA em uma postura “acomodatícia” talvez por meses ou mesmo anos.
Embora o programa de vacinação contra o coronavírus possa ajudar a economia a reabrir e se recuperar mais plenamente neste ano, por enquanto as autoridades do Fed sentem que a atividade permanece em um buraco profundo, com altos níveis de desemprego, pequenas empresas em dificuldades e um aumento recente de infecções por covid-19 exigindo uma resposta em nível de crise por parte do banco central.