Economia
Ficou sabendo? A nova cara das agências bancárias; açaí pelo mundo e unicórnios
De Work Café a agencias vocacionadas, bancos brasileiros se adaptam à nova realidade do mercado.
Na era digital, a nova cara das agências bancárias
Os bancos privados brasileiros correm para adequar suas redes físicas à nova realidade do mercado, que exige um maior investimento nos canais digitais. Fechar agências que perdem o sentido é parte importante dessa transição. Entretanto, para não perder importantes pontos de contato com os clientes, os conglomerados têm apelado a soluções que mantêm os endereços, mas com outra configuração.
Nos últimos cinco anos, Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4) e Itaú (ITUB4), os três maiores bancos privados do país, fecharam 3 mil agências físicas. Em muitos casos, há uma fusão de agências, mas em paralelo, os três bancos têm experimentado modelos que mantêm as unidades, mas sem caixa ou porta giratória, o que reduz os custos de operação e, em alguns casos, o espaço ocupado pelas agências.
O Bradesco, por exemplo, tem cerca de mil unidades de negócio, que são agências focadas em fazer negócios, e não em transações corriqueiras. A nova configuração dispensa os caixas, o numerário associado a eles e ao mesmo tempo, reduz custos e eleva a produtividade. Todas as unidades de negócio surgiram de antigas agências que foram convertidas. No ato da conversão, os custos caem 14%. A produtividade, por outro lado, sobe 37%, segundo o banco.
Já o Itaú tem cerca de 40 agências que chama de “vocacionadas”, destinadas a um determinado tipo de serviço. O Santander Brasil, por sua vez, aposta em modelos de convivência, como o Work Café, trazido do Chile e que já tem 12 unidades no País.
Brasil ganhou 10 unicórnios em 2021
O Brasil ganhou 10 unicórnios ao longo de 2021, sendo este o recorde de criação em um único ano.
Estas são startups que atingem uma avaliação de mercado bilionária em dólares. Ao todo, o país acumula 24 unicórnios.
Açaí pelo mundo
A rede de franquias Oakberry levantou R$ 90 milhões em uma rodada de investimentos.
A capitalização é a primeira da história da rede, que opera em 22 países. O valor será usado para a produção de seu próprio açaí assim como abrir unidades próprias no exterior.
Veja também
- 10 small caps promissoras para 2022, segundo analistas
- O investimento mais buscado do ano — no Google
- Produção em baixa e preços em alta: indústria automotiva sofreu em 2021
- 3 cuidados antes de começar a investir
- Previsões para o dólar: o que se esperava e o que aconteceu em 2021