Siga nossas redes

Cafeína

O investimento mais buscado do ano — no Google

Levantamento da plataforma americana Semrush aponta os termos mais buscados em 2021 no universo dos investimentos.

A Semrush, uma ferramenta de pesquisa de palavras chave com sede nos Estados Unidos, fez um relatório apontado os termos mais buscados em 2021 via Google. De assuntos ligados a filmes até o universo de negócios e investimentos, a plataforma apontou quais as palavras mais procuradas na internet no ano.

No geral, a categoria “investir em ações” despencaram 64% no comparativo anual. Já criptomoedas têm aumentado em popularidade, recebendo em média mais pesquisas mensais do que imóveis, fundos mútuos e ouro. O termo “melhor criptomoeda para investir em” registrou crescimento de 233% no ano. 

Já as pesquisas relacionadas a empresas de fintechs nas quais investir dispararam 262.000% no ano, sendo essa a maior busca quando feito o recorte “investimentos”. Já a busca por fundos imobiliários caiu 23% e os fundos de índices (os chamados ETFs) caíram 31%. 

2021: o ano do azarão?

Agora outro dado relevante apontado pela Semrush foi que 2021 parece ter sido o ano do azarão, já que as ações não tradicionais assumiram a liderança quando comparado com as companhias mais conhecidas pelo mercado. Aliás, foi apontado na pesquisa uma espécie “caos organizado”, já que as buscas por GameStop e AMC Entertainment estavam entre as principais do levantamento. Essa última registrou um nível recorde de buscas em janeiro, ultrapassando 72 milhões de pesquisas no mês, o que foi três vezes a média mensal.

Caso AMC

A AMC é uma das maiores redes de cinema em território americano. Ela foi duramente afetada com o fechamento das salas durante o lockdown causado pela pandemia. Com aluguéis atrasados e quase à beira da falência, a companhia começou a mandar brindes e cartas a sua base de acionistas, representada em 80% por investidores de varejo. E essa estratégia agradou seus acionistas – tanto que as negociações dos papeis chegaram a ser interrompidas na bolsa americana dado o alto volume negociado em um único dia. Nos seis primeiros meses do ano, os papeis da AMC registravam alta acumulada de 2.800%.

O caso foi similar ao da GameStop, em que enquanto os vendedores a descoberto derrubavam as cotações, os investidores de varejo se uniram no Reddit (um fórum na internet) e compraram grandes quantidades dos papeis.

Polêmicas

Não apenas AMC ou GameStop, mas o bitcoin liderou as polêmicas na internet. Foram feitas vinte e cinco milhões de pesquisas por mês sobre a moeda digital. A criptomoeda começou 2021 sendo negociada a US$ 19 mil, e em novembro estava cotada em mais de US$ 68 mil.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.