Siga nossas redes

Economia

Ficou sabendo? EUA devolve dinheiro de caso Odebretch; preço dos combustíveis

EUA vão devolver ao Peru dinheiro apreendido de ex-presidente Toledo no caso Odebrecht; Bolsonaro diz que Petrobras deve anunciar “boa notícia” sobre combustíveis.

Odebrecht
Placa da Odebrecht em frente ao edifício sede da companhia, em São Paulo. 29/7/2019. REUTERS/Amanda Perobelli

EUA vão devolver ao Peru dinheiro apreendido de ex-presidente Toledo no caso Odebrecht

Os Estados Unidos irão devolver ao Peru cerca de 686 mil dólares apreendidos do ex-presidente Alejandro Toledo, que recebeu propina do conglomerado brasileiro de construção Odebrecht, informou o Departamento de Justiça norte-americano nesta quarta-feira.

Promotores federais no Brooklyn, em Nova York, disseram que a Odebrecht pagou 25 milhões de dólares em propinas a Toledo, que foi presidente do Peru entre 2001 e 2006, em troca de contratos para a construção de rodovias.

Os promotores disseram que Toledo usou 1,2 milhão de dólares do dinheiro em 2007 para comprar uma casa no Estado de Maryland, vendida por ele oito anos depois.

Em 2020, um juiz decidiu que os promotores poderiam apreender o dinheiro que Toledo mantinha em uma conta no Bank of America.

“O confisco civil desempenha um papel crítico em privar criminosos de seus ganhos ilícitos, independentemente de seu status”, disse Breon Peace, principal promotor federal do Brooklyn, em comunicado.

A Odebrecht admitiu ter distribuído propinas a governos de toda a América Latina para ajudar a consolidar seu vasto império de construção.

Toledo negou ter solicitado ou recebido subornos e não foi acusado criminalmente nos Estados Unidos. O ex-presidente não pôde ser encontrado para comentar a situação, e seus advogados norte-americanos não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Toledo agora vive na Califórnia, onde luta contra as tentativas do governo peruano de extraditá-lo para enfrentar acusações de suborno relacionadas à Odebrecht. Ele foi representado no processo de extradição por um defensor público, e disse não ter renda ou poupança.

O Departamento de Estado dos EUA decidirá se irá ou não extraditá-lo.

O Ministério das Relações Exteriores do Peru tuitou em fevereiro que havia fechado um acordo com os Estados Unidos para repatriar o dinheiro de Toledo.  

Bolsonaro diz que Petrobras deve anunciar “boa notícia” sobre combustíveis até sexta-feira

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira que até o fim da semana deve haver uma “boa notícia” da Petrobras (PETR4) sobre preços de combustíveis, em linha com o que disse ser a política da nova direção da empresa.

“Combustíveis toda semana temos uma boa notícia. Hoje é quarta-feira, eu acho que até sexta vai ter mais uma boa notícia porque está sendo uma prática do novo presidente da Petrobras”, disse Bolsonaro em rápida entrevista ao SBT em Curitiba, onde participou de comício.

Bolsonaro já declarou, em algumas ocasiões, que não interfere na Petrobras, mas, em meio a aumentos dos preços dos combustíveis nas refinarias este ano, promoveu em junho uma terceira troca na direção da Petrobras, indicando Caio Mário Paes de Andrade para a presidência da companhia.

Em agosto, os preços da gasolina, etanol e do diesel S-10 recuaram, em média, mais de 5% no Brasil, com impacto principalmente de reduções das cotações nas refinarias da Petrobras, de acordo com levantamento da reguladora ANP.

CVM solicita ao Twitter dados de usuários

Alguns usuários do Twitter foram notificados nesta quarta-feira pela empresa de mídia social de que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitou os dados da conta deles, como parte de uma revisão da atuação de influenciadores digitais.

“Informamos que a sua conta no Twitter, …, é objeto de pedido de fornecimento de seus dados no âmbito da investigação em trâmite perante a Comissão de Valores Mobiliários(CVM)”, afirma o e-mail da área legal do Twitter.

O e-mail foi acompanhado de um documento da CVM com data de 8 de agosto, endereçado para Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter no Brasil.

“A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) … requer informações relativas aos perfis de usuários da plataforma Twitter conforme listados no arquivo em anexo”, diz o ofício, que pede entre os dados nome completo, CPF e e-mail.

O prazo para encaminhamento das informações foi 23 de agosto. O e-mail enviado ao clientes não traz o arquivo em anexo citado.

A CVM confirmou o envio do ofício e disse que trata-se “de trabalho de supervisão temática”, envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela autarquia.

O Twitter afirmou que não comenta casos em andamento, mas destacou que envia notificações para avisar aos usuários quando recebe requisições relacionadas ao fornecimento de informações de sua conta. “Isso não quer dizer que o Twitter tenha os dados solicitados nem que os dados já foram fornecidos, mas sim que foram requisitados”, acrescentou.

A Reuters confirmou com pelo menos 10 perfis, a maioria dedicada a assuntos financeiros, o recebimento do e-mail.

“Como muitos outros usuários da #Fintwit Brasil, eu recebi um e-mail do Twitter informando que repassou os meus dados pessoais para a CVM devido a um pedido da autarquia do dia 8 de agosto”, disse o analista Ricardo Gomes, do perfil @Woodyraiz.

“Estou a disposição para qualquer esclarecimento”, afirmou Gomes, destacando que tem certificação CNPI e é credenciado pela Apimec/CVM.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.