Baidu ganha licença para oferecer serviço de robotáxi em Pequim

Logo Baidu iluminado com pessoa de máscara em silhueta contra telas brancas.
Logo da Baidu em conferência em Wuzhen, China
23/11/2023
REUTERS/Aly Song

A gigante chinesa de mecanismo de busca na internet Baidu (BIDU34) anunciou nesta sexta-feira que ganhou licença para fornecer um serviço de transporte totalmente sem motorista em Pequim.

Com a licença, o serviço Apollo da Baidu implantará 10 veículos totalmente autônomos em um parque tecnológico desenvolvido pelo governo de Pequim, afirmou em comunicado.

A permissão marca um avanço em relação a dezembro, quando a Baidu disse ter recebido uma licença para testar o serviço. A Baidu agora operará serviços de robotáxi sem motorista em três cidades chinesas, incluindo Wuhan e Chongqing.

Petrobras mantém venda de ativos com contratos assinados e comunica compradoras

Petrobras  (PETR3PETR4) não viu fundamentos para suspender processos de vendas de ativos com contratos finais já assinados, após análises preliminares, e ratificou a continuidade desses desinvestimentos junto a compradoras, conforme comunicado de empresas nesta sexta-feira.

As análises foram realizadas após pedido do Ministério de Minas e Energia no início do mês para uma suspensão das alienações de ativos por 90 dias, em razão da reavaliação da Política Energética Nacional, o que gerou insegurança em agentes do mercado.

A Petrobras tem pendentes transações já assinadas de mais de US$ 2 bilhões, a maior delas a venda de 22 concessões de um grupo de ativos na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, para a 3R Petroleum, por US$ 1,38 bilhão.

Meta lança serviço de assinatura nos EUA

Meta Platforms, dona do Facebook (FBOK34), lançou nesta sexta-feira um serviço de assinatura nos Estados Unidos, que permitirá aos usuários do Facebook e do Instagram pagar para obterem verificação de suas contas, na mesma linha do que fez o Twitter.

O serviço Meta Verified dará aos usuários um distintivo azul após verificarem suas contas, processo que demanda um documento de identificação, e custará 11,99 dólares por mês na web ou 14,99 dólares por mês no sistema iOS, da Apple, e no Android, do Google, disse a Meta em comunicado.

O serviço segue os passos do Snapchat, da Snap, bem como do aplicativo de mensagens Telegram, e é o mais recente movimento de uma empresa de mídia social para diversificar sua receita para além da publicidade.

(*Com informações da Reuters)