Economia
Ficou Sabendo? Petrobras vende GásLocal; alta de 1,3% na energia e Clubhouse
A Petrobras concluiu a venda da sua participação de 40% na empresa GásLocal para a White Martins, por R$ 60,6 milhões.
Petrobras conclui venda de participação na GásLocal
A Petrobras (PETR4) concluiu a venda da sua participação de 40% na empresa GásLocal para a White Martins, por R$ 60,6 milhões, informou a empresa em comunicado nesta sexta-feira.
Do valor total estimado da venda, R$ 56 milhões serão pagos na presente data e R$ 4,6 milhões em até 13 meses, a partir da data do fechamento do acordo, explicou a petroleira.
O acordo prevê ajustes nas condições comerciais para o fornecimento de gás pela Petrobras, na qualidade de participante do Consórcio Gemini – formado pela petroleira com White Martins e GásLocal -, até o fim de 2023, atendendo à determinação do órgão antitruste Cade.
A venda está em linha com estratégia da companhia, que vem buscando se desfazer de ativos não essenciais para focar nas atividades de petróleo em águas profundas e ultraprofundas de das bacias de Campos e Santos.
ONS prevê alta de 1,3% na carga de energia em outubro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estimou nesta sexta-feira um aumento de 1,3% na carga de energia elétrica no Brasil em outubro ante o mesmo mês de 2020, conforme relatório semanal.
As projeções levaram em consideração a permanência do setor industrial em modo de expansão e a recuperação do segmento de serviços, explicou o órgão em nota.
O relatório aponta ainda para uma recuperação dos reservatórios do Sul que devem chegar ao fim de outubro com 35,6%, o que representa um incremento de quase 5%, ante os atuais 30,9% em que se encontram.
Já para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste e do Nordeste a estimativa é que terminem o mês atingindo 12,6% e 26,1%, respectivamente. Os localizados na região Norte devem encerrar com 42,9% da capacidade.
O ONS projetou também chuvas em 57% da média histórica nas hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, enquanto os reservatórios do Sul terão precipitações de 93% da média histórica no mês.
Para o Nordeste, as chuvas foram projetadas em 44% da média histórica.
Clubhouse lança recurso para salas privadas de conversas
O aplicativo de áudio Clubhouse lançou na quinta-feira (23) um recurso que permite aos usuários acenarem para amigos dentro da rede social para mostrar que estão abertos a uma conversa privada, em uma ação que expandir-se além das salas públicas que podem receber milhares de ouvintes.
O Clubhouse, que tem tido recursos copiados por Facebook e Twitter depois de ser pioneiro no segmento de redes sociais de áudio, quer permitir que os usuários possam ter salas privadas de conversa, disse o presidente e co-fundador, Paul Davison.
“Muitas pessoas nos conhecem pelas salas grandes e a razão para as pessoas ficarem tanto tempo é que estão encontrando seus amigos e conhecendo novas pessoas”, disse o executivo.
Os usuários do Clubhouse podem acenar (“wave”) para os amigos no aplicativo e uma sala privada de conversa por áudio é aberta quando a pessoa aceita o sinal. O usuários pode então convidar mais contatos para a mesma sala ou optarem por torná-la pública, disse o Clubhouse.
*Com informações da Reuters
Veja também
- Índice de Sustentabilidade Empresarial tem o pior desempenho na bolsa em 2021
- O que vale mais: 200 BDRs Apple ou 1 iPhone de R$ 15,5 mil?
- Quanto custa morar sozinho? Veja o cálculo completo e dicas para economizar
- Por que a taxa Selic sobe?
- Quem é a “nova Magalu“: 5 ações que podem desbancar a varejista