Oferta de Biden para conversar com Putin é aposta para acabar com guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou uma proposta ao presidente russo, Vladimir Putin, para determinar se a Rússia, após meses de perdas no campo de batalha, está pronta para encerrar sua invasão na Ucrânia.
Biden tem evitado falar com Putin desde que o líder russo enviou suas forças à Ucrânia em fevereiro deste ano, o chamou de criminoso de guerra responsável por milhares de mortes e atrocidades e disse que ele “não pode permanecer no poder”.
Mas em uma coletiva de imprensa com o presidente francês, Emmanuel Macron, na quinta-feira, Biden ofereceu o que pareceu ser uma abertura diplomática.
“Deixe-me escolher minhas palavras com muito cuidado”, disse Biden. “Estou preparado para conversar com Putin se de fato houver interesse dele em decidir que está procurando uma maneira de acabar com a guerra. Ele ainda não fez isso.”
O Kremlin respondeu que Putin está “aberto a negociações”, mas que o Ocidente tem de aceitar as exigências russas, um sinal de que Moscou mantém seu desejo de controlar parte da Ucrânia e mostrar ao povo russo que sua “operação militar especial” não foi em vão.
Uber e Aurora expandirão operações de caminhões autônomos nos EUA
A Uber e a empresa de tecnologia de direção autônoma Aurora Innovation vão expandir um programa piloto no Estado norte-americano do Texas para atender ao aumento da demanda de entrega de encomendas durante a temporada de compras de fim de ano.
O programa será expandido para a recém-lançada rota comercial de quase mil quilômetros entre Fort Worth e El Paso, no Texas, para apoiar os clientes da Uber Freight, disse a Aurora nesta sexta-feira.
A Uber Freight é uma plataforma que conecta embarcadores com caminhoneiros disponíveis para o transporte de suas cargas.
As empresas lançaram o programa piloto há cerca de um ano para transportar mercadorias de forma autônoma entre as cidades de Dallas e Houston, no Texas.
Pobreza e extrema pobreza batem recorde no Brasil em 2021
A pobreza e extrema pobreza bateram recorde no país em 2021, como consequência dos efeitos negativos da pandemia de covid-19, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pobreza no país em 2021 alcançou 62,5 milhões de brasileiros, o equivalente 29,4% da população do país, enquanto 17,9 milhões de brasileiros se encontravam na extrema pobreza no ano passado (8,4% da população).
Nos dois casos, os níveis são os mais altos da série do IBGE iniciada em 2012.
Os parâmetros do IBGE têm como referência às linhas de pobreza adotadas pelo Banco Mundial, que adota como linha de pobreza os rendimentos equivalentes a R$ 486 mensais per capita. Já a linha de extrema pobreza é equivalente a R$ 168 mensais per capita.
(*Com informações da Reuters)
Veja também
- Como os 2 milhões de imigrantes brasileiros podem ser afetados se Trump voltar à Casa Branca
- Para analistas do mercado, Kamala Harris foi melhor do que Donald Trump em debate
- Kamala Harris coloca Trump na defensiva em debate combativo
- Kamala e Charli XCX, Trump e Elon Musk: a eleição americana chega com tudo às redes sociais
- Biden diz que desistiu de candidatura à reeleição para não ser uma ‘distração’ para democratas