Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,5% em janeiro frente ao mesmo período de 2023, descontada a inflação, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela maior empresa de meios de pagamentos do país.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 3,3%.
De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, o resultado foi afetado por quedas de faturamento em importantes segmentos como Bares e Restaurantes, Turismo e Transporte e Livrarias e Papelarias, que costumam aquecer o comércio por causa da volta às aulas.
“Uma das hipóteses é que os pais estejam esperando passar o Carnaval para realizar as compras de materiais escolares”, afirmou no comunicado que acompanhou a divulgação do ICVA, acrescentando que o resultado só não foi mais negativo porque o setor de Móveis, Eletro e Depto experimentou alta.
“Foi um mês que registrou recordes de temperatura em algumas regiões, o que pode ter estimulado a compra de aparelhos ar-condicionado e colaborado para o crescimento do segmento.”
O comércio eletrônico cresceu 4,3% e as vendas presenciais subiram 3,0%, conforme dados nominais.
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