O governo dos EUA provavelmente não conseguirá divulgar os dados de inflação de outubro, informou a Casa Branca nesta sexta-feira (24), citando a paralisação do governo que ainda está em andamento.

Os números estavam originalmente programados para serem publicados em 13 de novembro.

A falta de financiamento está impedindo que pesquisadores se desloquem para o campo, privando-os de dados cruciais, conforme publicou a Casa Branca no X. Seria a primeira vez na história que as informações não seriam publicadas, informou a Casa Branca.

“A decisão dos democratas de manter o governo fechado provavelmente resultará na ausência de um relatório de inflação em outubro, o que deixará empresas, mercados, famílias e o Federal Reserve em desordem”, escreveu a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em uma publicação separada no X.

Atividades suspensas

Um porta-voz do Bureau of Labor Statistics (BKS, ou Departamento de Estatísticas do Trabalho), que produz o relatório mensal do índice de preços ao consumidor (IPC), disse que todas as atividades de coleta de dados estão suspensas enquanto o governo estiver paralisado.

“Assim que o financiamento for restabelecido, o BLS retomará as operações normais e notificará o público sobre quaisquer alterações no cronograma de divulgação de notícias do BLS”, disse a porta-voz Stacey Standish.

Isso é consistente com a forma como o BLS lidou com falhas anteriores no financiamento do governo, de acordo com uma autoridade do Departamento do Trabalho, que disse que a pausa na coleta de dados atrasará a divulgação do relatório do IPC de outubro.

Embora a maioria das operações do BLS tenha cessado desde o início da paralisação em 1º de outubro, a agência convocou funcionários este mês para preparar o relatório de inflação de setembro, para que a Administração da Previdência Social pudesse contabilizar seu ajuste anual de custo de vida nos cheques de benefícios, conforme exigido por lei, disse a autoridade trabalhista.

Quarta semana de shutdown

A paralisação do governo dos EUA está chegando à sua quarta semana, já que os democratas do Senado têm bloqueado repetidamente projetos de lei de gastos temporários, alegando que não podem apoiar tais medidas sem uma extensão dos subsídios ao seguro saúde.

A falta de financiamento levou o governo do presidente Donald Trump a dispensar grande parte dos funcionários federais, incluindo aqueles de agências importantes.

A inflação subjacente subiu em setembro no ritmo mais lento em três meses, informou o BLS, mantendo o Fed no caminho para reduzir as taxas de juros em sua reunião de política monetária na próxima semana.