Siga nossas redes

Economia

Inflação nos EUA acelera em janeiro e gastos do consumidor disparam

Dados podem acelerar temores de mais altas de juros pelo Fed.

Os gastos do consumidor dos Estados Unidos se recuperaram de forma acentuada em janeiro em meio a um forte crescimento da renda, enquanto a inflação acelerou, o que pode aumentar os temores dos mercados financeiros de que o Federal Reserve (Fed) possa continuar elevando os juros ao longo do ano.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 1,8% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira (24). Os dados de dezembro foram revisados para cima para mostrar que os gastos caíram 0,1%, em vez de recuar 0,2%, conforme relatado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam uma recuperação de 1,3% nos gastos do consumidor.

Já o índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) disparou 0,6% no mês passado, após alta de 0,2% em dezembro. Nos 12 meses até janeiro, o índice PCE acelerou a 5,4%, após alta de 5,3% em dezembro.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços do PCE aumentou 0,6%, após alta de 0,4% em dezembro. O chamado núcleo do PCE aumentou 4,7% na base anual em janeiro, após avançar 4,6% em dezembro.

Carrinho de compras em supermercado de Nova York 10/06/2022 REUTERS/Andrew Kelly

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.