Siga nossas redes

Economia

Lucro da Iguatemi avança 28,3% no 4º tri; prevê investimentos de até R$230 mi em 2024

Por Patricia Vilas Boas

(Reuters) – A operadora de shoppings centers Iguatemi teve lucro líquido de 119,8 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, 28,3% acima do registrado no mesmo período em 2022, informou a companhia nesta terça-feira em relatório de resultados, que incluiu também suas projeções para o ano.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia no trimestre encerrado em dezembro subiu 21,1% ano a ano, para 227,2  milhões de reais. Analistas esperavam, em média, Ebitda de 244 milhões de reais para o período, segundo dados da LSEG.

Na base ajustada, o lucro líquido avançou 9,5% ano a ano, para 134,6 milhões de reais, no período, enquanto o Ebitda ajustado foi de 263,9 milhões de reais, um aumento de 29,4%.

A receita líquida gerencial da Iguatemi somou 315,1 milhões de reais no trimestre, avanço de 7,8% frente a um ano antes. As vendas totais nos shoppings da companhia atingiram 5,9 bilhões de reais no período, crescimento de 11,7% ano a ano, e subiram 9,4% na base mesmas lojas.

A Iguatemi afirmou, em relatório de resultados, que as vendas totais do grupo refletiram, como em outros trimestres, impacto positivo da contínua qualificação do mix de lojas sobre a produtividade de sua área bruta locável (ABL), com inaugurações de lojas qualificadas ao longo do ano.

As vendas no mês passado subiram 8,8%, segundo a Iguatemi, na comparação com janeiro de 2023.

GUIDANCE E DIVIDENDOS

A Iguatemi também divulgou  suas projeções para 2024. A operadora de shoppings centers prevê um crescimento entre 4% e 8% na receita líquida das operações de shoppings, outlets e torres comerciais, e margem Ebitda destas operações entre 82% e 85%.

A margem Ebitda total prevista da Iguatemi é entre 75% e 79%. Os investimentos para o ano devem rondar 190 milhões a 230 milhões de reais, acrescentou a companhia.

Em paralelo, a Iguatemi anunciou a aprovação pelo conselho de administração de proposta de distribuição de 200 milhões de reais na forma de dividendos, a ser submetida à análise em assembleia geral ordinária (AGO) em 18 de abril.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.