Siga nossas redes

Economia

Lula diz que anunciará arcabouço fiscal depois de viagem à China

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (21) que apresentará o novo arcabouço fiscal apenas depois de sua viagem à China e que não há pressa para discutir a âncora apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na semana passada.

Em entrevista à TV 247, Lula disse que orientou Haddad a divulgar o pacote apenas depois da viagem, para a qual embarca no sábado. Lula e o ministro devem ficar uma semana fora do país.

“Por que não pode ser antes da viagem? Nós embarcamos sábado. Haddad não pode comunicar e sair. Seria estranho. Eu anuncio e vou embora? Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, para responder, dar entrevista, conversar com o sistema financeiro, com a Câmara dos Deputados, com o Senado, com outros ministros, empresários. O que não dá é para a gente avisar e ir embora”

presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Inicialmente, a intenção era apresentar a proposta antes da viagem. Haddad entregou o texto na semana passada a Lula. Na sexta, o presidente reuniu o ministro da Fazenda e os demais da área econômica, além do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para um primeiro debate.

Nesta terça-feira, a proposta era discutida na reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que reúne os mesmos ministérios, mas Haddad não participou – em seu lugar foi o secretário do Tesouro, Rogério Ceron.

Na entrevista desta manhã, Lula afirmou que o arcabouço fiscal já está “maduro”, mas que é preciso cuidado para evitar cortes nas áreas sociais.

“Acho que já está maduro. O que tenho chamado atenção é que temos que fazer as coisas com muito cuidado porque a gente não pode deixar faltar recursos para educação e saúde”, disse Lula, ressaltando que vai conversar durante a viagem sobre o tema com Haddad.

Na segunda-feira, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, havia dito que a âncora seria apresentada nos próximos dias e que incluirá a curva da dívida, o superávit e o controle de gastos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.