Siga nossas redes

Economia

Mesmo com aumento do pagamento online, cresce procura por dinheiro físico

Níveis de produção de papel-moeda vêm subindo ao redor do mundo, segundo empresa responsável por impressões.

Folha de cédulas Laika produzida pela Koenig & Bauer Banknote Solutions em Lausanne, Suíça 23/06/2022 REUTERS/Denis Balibouse

Ainda há muita vida nas cédulas tradicionais, disse a empresa de impressão Koenig & Bauer Banknote Solutions, com o coronavírus e a guerra na Ucrânia aumentando a demanda por papel-moeda (dinheiro em espécie), apesar da concorrência de outras formas de pagamento.

Estima-se que quase 90% das notas do mundo sejam impressas pelo menos em parte pelas máquinas da empresa, com os níveis de produção de papel-moeda subindo, apesar do aumento dos pagamentos online, moedas digitais e pagamento sem contato.

“Vemos hoje um aumento de 2% a 5% em seu uso a cada ano e prevemos que será assim nos próximos 10 a 15 anos”, disse o presidente-executivo, Eric Boissonnas.

Suas máquinas são usadas por quase todos os países do mundo, ajudando a produzir dólares americanos, francos suíços, euros e outras moedas que possuem os mais recentes recursos de segurança para proteção contra falsificação.

“Durante a pandemia, a produção de notas teve que aumentar porque a demanda era muito maior”, disse Boissonnas.

“Se olharmos para a região ao redor da Ucrânia, a demanda por notas foi multiplicada”, disse ele à Reuters. “Nas crises, as pessoas pegam dinheiro para ter certeza de que podem pagar em todas as situações.”

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.