O minério de ferro caiu após os dados de inflação americana alimentarem as expectativas de mais aperto monetário e um dólar mais forte que tornaria as importações mais caras.
O ingrediente siderúrgico afundou até 3,2%, para US$ 100,05 a tonelada, em Singapura. O mercado ficou cauteloso depois da divulgação do CPI de agosto nos EUA, que subiu 8,3% ano a ano e gerou preocupações de que o Federal Reserve implementará outro aumento histórico de juros na semana que vem.
Como a China compra matérias-primas em dólares, uma moeda americana mais forte aumentaria os custos para os importadores em um momento em que o país já lida com surtos de vírus e um setor imobiliário frágil que contribui para pelo menos um terço da demanda de aço. O yuan teve a maior queda em um mês após os dados do CPI.
“Um Fed persistentemente hawkish e a inflação que ainda não esfriou o suficiente” são ambos fatores de baixa para a demanda por aço, disse a Minmetals Futures em nota. Além disso, as margens de lucro em queda levam as usinas a apenas reabastecer o minério de ferro quando necessário para manter a produção em movimento, acrescentou.
Enquanto isso, no lado da oferta de longo prazo, a Rio Tinto e a gigante estatal chinesa Baowu Steel, seu maior cliente, desenvolverão um novo projeto de minério de ferro na região de Pilbara, na Austrália, com participação majoritária da Rio Tinto. A mina terá capacidade anual de 25 milhões de toneladas de minério de fer.
Visto como um barômetro da atividade econômica, o cobre estendeu sua queda com os dados de inflação dos EUA, o que prejudicou as perspectivas de crescimento e demanda para as commodities. O alumínio também caiu em Londres.
Veja também
- Crise da siderurgia da China joga pressão sobre o mercado do minério de ferro
- Vale escolhe vice-presidente de finanças para ser o próximo CEO
- Agro bomba e exportadoras aproveitam janelas de negociação com o dólar forte
- Fundos estão mais pessimistas com as commodities e têm maior aposta na queda de preços desde 2011
- Mubadala e Trafigura contratam bancos para vender terminal portuário e mina comprados de Eike Batista