O minério de ferro subiu com expectativas de que a China implementará políticas para fortalecer o setor de construção no quarto trimestre, o que daria um impulso à demanda por aço.
O ingrediente siderúrgico ganhou até 2,8% em Singapura, para US$ 97,55 a tonelada. O rali seguiu uma reunião presidida pelo primeiro-ministro Li Keqiang, que reafirmou o plano do governo de antecipar a cota especial de emissão de títulos do próximo ano. As captações costumam financiar obras.
Os investidores estão esperançosos que as políticas de apoio serão eficazes em estimular a demanda e sustentar os preços. O setor imobiliário está atolado em uma crise que já dura um ano, com surtos de vírus que atrapalham as vendas e o colapso do China Evergrande Group, que desencadeou uma onda de boicotes de mutuários de imóveis inacabados.
“Com a recuperação na produção de aço, os estoques de minério de ferro em portos estão diminuindo”, disse a Galaxy Futures em nota. “Os suprimentos de aço também estão caindo. Com as expectativas de recuperação da demanda por aço, os preços do minério de ferro devem se recuperar.”
Veja também
- Novo CEO da Vale faz primeira mudança no alto escalão da mineradora
- Brasil ganha com estímulos da China – mesmo se os pacotes não funcionarem
- Crise da siderurgia da China joga pressão sobre o mercado do minério de ferro
- Vale escolhe vice-presidente de finanças para ser o próximo CEO
- Agro bomba e exportadoras aproveitam janelas de negociação com o dólar forte