SÃO PAULO (Reuters) – O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pretende apresentar ainda no primeiro semestre um projeto de lei que propõe a taxação de grandes empresas de tecnologia a fim de financiar ações de inclusão digital no país.
A declaração foi feita durante um congresso internacional em Barcelona, na Espanha, na terça-feira, promovido pela GSM Association, organização do setor que representa mais de 1,1 mil operadoras e empresas ligadas à conectividade no mundo, conforme nota do Ministério das Comunicações.
“Vamos trabalhar para encaminhar o projeto de lei para o Congresso até o fim do primeiro semestre”, afirmou o ministro, de acordo com comunicado da pasta.
“É o momento das gigantes da tecnologia serem chamadas a contribuir de forma mais efetiva com a ampliação da conectividade. É um dever social dessas empresas.”
Segundo o ministério, a proposta está em estudo e será apresentada ao presidente Luiz Inácio lula da Silva, para que possa ser encaminhada ao Congresso. O projeto será elaborado após diálogo com as “diversas partes envolvidas no tema”, disse a pasta, sem dar detalhes.
(Por Patricia Vilas Boas)
Veja também
- Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil empregos até 2030
- BC faz oitava intervenção no câmbio e injeta US$ 28 bilhões em 10 dias no mercado
- CCR fecha acordo para uso de energia solar em pedágios nas rodovias Anhanguera e Bandeirantes
- Governo lança regras de leilão para contratar pequenas hidrelétricas em 2025
- Boeing recebe maior pedido do ano de jatos 737 MAX