Siga nossas redes

Economia

Navios com diesel russo se aglomeram na costa brasileira

Excesso é o mais recente sinal de anormalidade no fornecimento da indústria de petróleo da Rússia

Navios-tanque carregados com milhões de barris de diesel russo flutuam ao longo da costa do Brasil – com mais a caminho.

Os navios que transportam pelo menos 3,2 milhões de barris de diesel provenientes de portos russos estão parados em águas brasileiras, de acordo com a Kpler e dados de rastreamento de navios compilados pela Bloomberg.

Não está claro por que as cargas estão paradas. Mas o excesso é o mais recente sinal de anormalidade no fornecimento da indústria de petróleo da Rússia, em meio a sanções dos EUA e aliados. Cargas de diesel também estão paradas em navios-tanque no Mediterrâneo e no Golfo da Guiné, e há um acúmulo de cargas de petróleo fora dos portos indianos.

Embora o volume seja notável – 3,2 milhões de barris representariam cerca de duas semanas de importações brasileiras de diesel – não parece haver uma interrupção completa na descarga de cargas da Rússia no Brasil.

Mas há pelo menos mais 3,3 milhões de barris de diesel sendo transportados atualmente para o Brasil, grande parte deles através do Atlântico. Parece improvável que operadores continuem a enviar as cargas se não conseguirem descarregar.

Outras embarcações estão sinalizadas para o Brasil, mas seus movimentos sugerem que talvez não cheguem ao país tão cedo. O país também importou diesel dos Emirados Árabes Unidos e do Kuwait este mês.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.