Siga nossas redes

Economia

Israel diz que Irã lançou drones contra o país

Iranianos ameaçavam reataliar Israel por suposto ataque contra complexo diplomático em Damasco em 1 de abril

O Irã lançou drones contra Israel, disse um porta-voz militar israelense neste sábado (13).
O Irã ameaçou retaliar Israel por um suposto ataque contra um complexo diplomático em Damasco, na Síria, no início deste mês, no qual sete iranianos, incluindo dois generais, foram mortos.

Israel e os seus aliados, liderados pelos EUA, estavam se preparando para um ataque do Irã, que disse no sábado que as suas forças apreenderam um navio porta-contentores ligado a Israel perto do Estreito de Ormuz.

O Líder Supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, alertou repetidamente que Israel seria “punido” pelo ataque mortal em Damasco, em 1 de Abril, que destruiu o edifício do consulado da República Islâmica e matou pelo menos 13 pessoas, incluindo sete militares iranianos.

Israel não assumiu a responsabilidade pelo ataque, de acordo com a sua resposta habitual às acusações de ter como alvo o Irã.

Apoio dos EUA

O presidente Joe Biden regressou à Casa Branca para consultar a sua equipe de segurança nacional sobre o Oriente Médio. Biden interrompeu um fim de semana em sua residência privada em Delaware para retornar a Washington, expressou o total apoio dos EUA à defesa de Israel – uma promessa reiterada pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, no sábado.

“O presidente Biden foi claro: o nosso apoio à segurança de Israel é inflexível”, disse a porta-voz da Casa Branca, Adrienne Watson, em comunicado. “Os Estados Unidos apoiarão o povo de Israel e apoiarão a sua defesa contra essas ameaças do Irã.”

O ataque agrava um conflito no Oriente Médio que começou em 7 de outubro, quando milhares de agentes do Hamas invadiram Israel a partir de Gaza, matando cerca de 1.200 pessoas e raptando outras 250.

Um confronto direto entre o Irã e Israel provavelmente atrairia o grupo Hezbollah, baseado no Líbano, que tal como o Hamas é apoiado pelo Irã, e aumentaria a possibilidade de uma guerra regional.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.